2 de mai. de 2021

 

RELATO DE EXPERIÊNCIA EM TEMPOS DE COVID-19: Agendamento de empréstimo de materiais bibliográficos na Biblioteca Central/Divisão de Circulação/UEL

 

Osny Francisco Terciotti

Bibliotecário da Divisão de Circulação do Sistema de Bibliotecas da UEL


Em virtude da pandemia que teve início aqui no Brasil no mês de março de 2019, e conforme decreto do governo do estado do Paraná, determinando que não houvesse aglomeração, principalmente em salas e/ou repartições, instituiu-se o tele trabalho, e como consequência o fechamento desses locais.

 Após, quase quatro meses sem atendimento ao público, com novas recomendações do governo do estado, que dentre as quais permitia o retorno escalonado ao trabalho, concomitantemente com o tele trabalho, a direção da biblioteca e as chefias das divisões, nos instruíram para que pudéssemos atender ao público, seguindo todas as precauções necessárias para prevenir o contágio pelo vírus.

 Fora então, adquirido protetor facial, totem com dispenser de álcool gel e tapete sanitizante. O tapete e o totem foram colocados na entrada da biblioteca para que todos pudessem fazer a higienização dos sapatos e mãos. Assim, todos os colaboradores retomaram seus trabalhos fazendo uso de máscara e o acesso do usuário não foi permitido ao interior do prédio da biblioteca.

 Quanto ao serviço de empréstimo de materiais, decidiu-se que todo Sistema de Bibliotecas funcionaria na modalidade de agendamento.

 Orientou-se, que o agendamento seria por e-mail e o atendimento para a retirada do material solicitado, ocorreria em um (1) dia na semana - neste caso, às terças-feiras. Para noticiar esta nova modalidade de atendimento presencial, o Sistema de Bibliotecas divulgou nas redes sociais e nos e-mails institucionais.

 A principal motivação para este modelo de atendimento ao público, foi devido às aulas serem de forma remota para os alunos de graduação, e também devido aos alunos de pós-graduação terem continuado na forma presencial. Portanto, o Sistema de Bibliotecas deveria cumprir com uma das suas missões, que é, permitir o acesso à informação e a quem necessite.

 Foi instruído aos usuários que precisavam emprestar livros ou outro tipo de material de informação, que enviassem a solicitação para o e-mail da biblioteca a qual o livro pertence, pois dependendo do material, o acervo poderia ser diferente. Para complementar, no e-mail deveria conter os dados de autor, título e número de chamada.

 Determinou-se, quais colaboradores/funcionários seriam responsáveis por verificar diariamente o e-mail de cada unidade da biblioteca, e que consequentemente fariam o agendamento do dia e horário para a retirada do material.

 Foi elaborada uma tabela no word, onde seria inserido o horário, nome do solicitante e os dados do material solicitado (autor, título, número de chamada). Para facilitar este serviço de agendamento, o arquivo ficou salvo na unidade J da Rede UEL, permitindo aos colaboradores o acesso remoto (de casa) por meio da VPN/UEL toda vez que recebesse uma solicitação de agendamento.

Na Biblioteca Central o atendimento por agendamento é às terças-feiras, das 9h às 12h. No primeiro dia destinado ao agendamento, houve poucas solicitações, mas na medida em que os usuários (estudantes, professores) foram tomando conhecimento da existência deste serviço, as solicitações de retiradas aumentaram. Tivemos 943 volumes solicitados por agendamento entre os meses de junho de 2020 até março de 2021.

 O processo do agendamento consiste em:

       Solicitação do material;

       Verificação se o material está disponível para empréstimo;

       Agendamento para retirada;

       Localização do material no acervo;

       Envio do material solicitado para o balcão de empréstimo;

       Retirada do material pelo solicitante.

 No nosso entendimento, este serviço vem suprindo as necessidades informacionais dos pesquisadores e tornou-se viável pela importância que a biblioteca exerce na formação e apoio aos seus usuários. Evidentemente, existem elementos favoráveis e desfavoráveis neste atendimento, mas para atender às necessidades informacionais dos usuários, nos dispusemos a realizar o atendimento da forma mais satisfatória possível.

 Desde a implantação deste serviço, podemos afirmar que o fato de o material solicitado não estar disponível para o empréstimo, acaba por gerar certa frustração para quem procurou o serviço. Outro fator que podemos citar, é a não observância da localização do material por parte do solicitante. Às vezes, recebemos solicitação de material que pertence ao acervo de outra biblioteca, como: da Biblioteca Setorial de Ciências Humanas ou mesmo da Biblioteca Setorial de Ciências da Saúde, e neste caso, instruímos para que façam a solicitação diretamente para o e-mail destas unidades, resultando em um pouco mais de morosidade no agendamento, pois o solicitante deverá enviar sua solicitação novamente.

 Entendemos, que esta modalidade de agendamento tornou-se eficaz e acreditamos que mesmo após a retomada normal da jornada de trabalho, e com o fim dessa pandemia, a biblioteca possa continuar a oferecer este tipo de serviço.

Um comentário:

  1. Excelente relato meu nobre amigo e colega Osny. A Biblioteca da UEl que tanto me ensinou continua a fazer isso, anos depois. Parabéns a todos os envolvido. Sucesso sempre para todos da BC/UEL.

    ResponderExcluir