18 de fev. de 2022

 

AQUISIÇÃO COMPARTILHADA DE E-BOOKS ENTRE AS INSTITUIÇÕES ESTADUAIS DE ENSINO SUPERIOR DO PARANÁ

 

Neide Maria Jardinette Zaninelli

Diretora do Sistema de Bibliotecas da UEL

INTRODUÇÃO

Devido ao cenário atual, provocado pela pandemia de COVID-19, a medida de distanciamento social implicou na suspensão de atividades nas universidades, e consequentemente, nas bibliotecas, manifestando uma nova demanda, para a qual as bibliotecas não estavam preparadas. O acervo de livros digitais, tornou-se essencial para o bom desempenho das aulas e atividades remotas, obras contemplando as bibliografias básicas e complementares dos programas dos cursos de graduação e pós-graduação presencial e EAD.

Surgiu então, a ideia de unir as 07 (sete) universidades estaduais do Paraná. Realizamos nossa primeira reunião com os gestores das bibliotecas em julho de 2020, e decidimos elaborar uma Proposta de Consórcio Estadual das Bibliotecas Universitárias das Instituições Estaduais de Ensino Superior do Paraná (IEES/PR) para aquisição compartilhada de e-books. Tal proposta, foi apresentada à Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (APIESP), Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI) e Fundação Araucária, tendo por objetivo buscar apoio para obtenção de recursos financeiros, visando o atendimento da demanda das bibliotecas universitárias das IEES/PR para acesso remoto aos e-books, como complemento dos acervos físicos.  

A proposta de aquisição compartilhada de livros é um modelo muito utilizado nos EUA desde o século passado, fortalecendo-se a partir da década de 60, com espírito de cooperação da Library of Congress, inserindo novos serviços em rede e novas possibilidades de consórcio.

O conceito de Consórcio de Bibliotecas implica acima de tudo no entendimento do bem comum, tornando-se um elemento de gestão na busca de soluções e enfrentamento aos impactos econômicos da crise. Destaca-se que o acréscimo do número de títulos na coleção, sem incorrer em duplicação de exemplares nos espaços físicos dos acervos das diferentes bibliotecas, apresenta resultado efetivo, permitindo assim que os esforços coletivos obtenham resultados satisfatórios a toda a comunidade acadêmica envolvida.

Posto isto, acreditamos que as IEES/PR possuem condições de seguir tal modelo de compartilhamento de acervo digital (e-book), bem como de produtos e serviços, buscando a otimização dos recursos destinados às bibliotecas, a fim de oferecer suporte ao desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão.

VANTAGENS DE BIBLIOTECA VIRTUAL DE E-BOOKS

As bibliotecas virtuais apresentam muitas vantagens para seus usuários. Além do acesso simultâneo e ilimitado ao conjunto de bases de dados com obras de autores renomados e vários selos editoriais, atendem todas as áreas do conhecimento, e os títulos estão disponibilizados em uma única plataforma de busca. Ainda, oferecem tecnologia, facilidade e interatividade para os alunos de graduação e pós-graduação presencial e EAD. Sendo possível ainda, o acesso por desktops, notebooks, tablets e smartphones 24 horas por dia, 7 dias por semana, de qualquer lugar, reduzindo custos e tempo.

O usuário ainda poderá contar com todos os recursos e demais ferramentas disponíveis na plataforma, tanto na versão web quanto nos aplicativos para Android e iOS. Entre as ferramentas temos:

a)    Leitura em voz alta, ajustes de cor da tela e fontes que garantem acessibilidade;

b)   Pesquisas por ISBN, palavras-chave, título ou autor, facilitando as buscas;

c)    Compartilhamento e impressão de parte dos conteúdos disponíveis;

d)   Citações nos formatos ABNT, APA, MLA, Harvard e Vancouver;

e)   Ferramentas de anotação, marcação de texto, listas personalizadas, criação de citações, cartões de estudo e metas de leitura;

f)     Catálogos personalizados e que englobam todas as áreas do conhecimento;

g)    Opção de leitura online e off-line.

PROPOSTA DE CONSÓRCIO ESTADUAL DAS BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS DAS IEES DO PR PARA AQUISIÇÃO COMPARTILHADA DE E-BOOKS

Objetivando a contratação de uma plataforma virtual de livros eletrônicos universitários, técnicos e científicos, visando complementar o acervo bibliográfico das Bibliotecas Universitárias das IEES/PR, foi realizado uma avaliação dos acervos de e-books oferecidos pelas plataformas virtuais existentes no mercado e estabelecido uma política de aquisição consorciada no âmbito das IEES/PR.

Com orçamentos e proposta de consórcio em mãos, apresentamos nossa ideia em reunião via meet para a Coordenadora da Universidade Virtual do Paraná, para o Presidente da Fundação Araucária e para o Superintendente da SETI, em maio de 2021. Após a explanação, e alguns esclarecimentos, recebemos um feedback positivo sobre a ideia do consórcio, considerando necessária e possível a realização dessa compra compartilhada para e-books. Assim sendo, conseguimos apoio da SETI e o comprometimento da Fundação Araucária referente realização da compra compartilhada.

Para essa fase, a Fundação Araucária designou um grupo menor para trabalhar com a equipe do Setor de Convênios e Diretoria de Administração e Finanças da Fundação, criando o Grupo de Trabalho (GT) “Modelização de Acervo Digital” composta pelos bibliotecários da UEL e UNESPAR, o qual foi elaborado um “Termo de Referência” com intuito de verificar as Especificações Técnicas, Prazo de Vigência, Prazo de Entrega dos Bens/Execução dos Serviços, Critério de Julgamento e outros requisitos. Após análise das Propostas Comerciais e das respostas da Consulta Informal constantes no Termo de Referência, o parecer do GT Modelização de Acervo Digital foi favorável à Plataforma Minha Biblioteca (MB), considerando que:

a)    Atualmente é a plataforma mais utilizada pelas maiores Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil, a maior e mais completa plataforma de conteúdo acadêmico com 12.223 títulos com atualização mensal do catálogo com novos títulos e edições;

b)   Contém um acervo 100% na língua em português. Considerando que o maior número de usuários a utilizar a plataforma serão alunos de graduação, justifica-se ter as obras na língua portuguesa;

c)    Possui os principais selos editoriais e os mais utilizados pelas IES; Como: Cengage Learning Brasil, Cengage Learning Editores SA, Cortez, Editora Alta Books, Editora Blucher, Editora Empreende, Editora Manole, Editora Saraiva, Editora Trevisan, Editora Unijuí, Grupo A, Grupo Almedina, Grupo Almedina (Portugal), Grupo Autêntica, Grupo GEN, MedBook Editora, Saint Paul Publishing (Brazil), Zahar. Abrange: GEN Medicina, GEN Saúde, MB Exatas, MB Jurídica, MB Letras & Artes, MB Medicina, MB Pedagógica, MB Saúde, MB Sociais Aplicadas;

d)   Contempla maior abrangência/cobertura de títulos indicados nas Bibliografias Básica e Complementar dos Programas dos Cursos de Graduação e Pós-graduação, atendendo assim, as demandas das IES e as diretrizes do MEC. Permite ainda aos docentes ampliar a lista de recomendações aos alunos com obras importantes e sua referida área de conhecimento e formação;

e)   Apresentou de forma detalhada e objetiva, integração com AVA, portal da IES e sistemas de gestão de acervo;

f)     Auxiliam os professores enviando sugestões de obras equivalentes que poderão substituir ou atualizar as bibliografais dos cursos em andamento;

g)    Apontou de forma detalhada as questões envolvendo o suporte técnico, descrevendo os procedimentos e o tempo de resposta dos eventos prováveis;

h)   Oferece um adicional de 5% do total das licenças contratas, sem ônus, para uso de docentes e bibliotecários.

As etapas seguintes de negociação, de elaboração de contrato e de pagamento ficou sob responsabilidade do Setor de Convênios e Diretoria de Administração e Finanças da Fundação Araucária. Foram contratos 30.000 licenças de acessos para as 07 (sete) IEES, no qual a Universidade Estadual de Londrina (UEL) possui 6.200 acessos liberados aos seus usuários. A vigência do contratado foi de 25 meses, contados a partir de dezembro de 2021, com possibilidades de renovação e expansão de número de licenças de acessos. Próximo ao vencimento do contrato ocorrerá uma avaliação da plataforma, com base nos relatórios de uso.

E agora por fim, a etapa da divulgação da biblioteca digital de e-books, dos cadastros dos usuários para acesso e de capacitação para uso de MB.

PÚBLICO-ALVO

As bibliotecas contempladas nessa proposta reúnem as 07 (sete) universidades estaduais e seus diversos campi:  UEL, UEM, Unicentro (Campus Cedeteg e Campus Santa Cruz em Guarapuava, e Campus Irati), UEPG (Campus Central e Campus Uvarana), UNIOESTE (Campus Cascavel, Campus Foz do Iguaçu, Campus de Francisco Beltrão, Campus Marechal Cândido Rondon, Campus Toledo), UENP (Campus Bandeirantes, Campus Cornélio Procópio e Campus Jacarezinho) e UNESPAR, formada pela EMBAP (Curitiba), FAFIPA (Paranavaí), FAFIPAR (Paranaguá), FAFIUV (União da Vitória), FAP (Curitiba), FECEA (Apucarana) e FECILCAM (Campo Mourão), incluímos também como usuário a Universidade Virtual do Paraná.

O público que será beneficiado e atingido diretamente está cerca de 90 mil usuários, entre alunos, docentes e pesquisadores (dados foram fornecidos pelos bibliotecários gestores das IEES/PR em 2021).

CONSIDERAÇÕES

Portanto, essa ação de sucesso na contratação da plataforma é resultado do trabalho de parceria com as 07 (sete) bibliotecas universitárias das Universidades Estaduais do Paraná, o qual a união e as ações práticas dos bibliotecários gestores das bibliotecas, fizeram toda a diferença. A mobilização da Administração das IEES, da SETI e especialmente, a sensibilização e apoio da Fundação Araucária no custeio, foram fundamentais para o êxito dessa jornada.

Foram 17 (dezessete) meses de expectativas, desde os momentos de leitura e pesquisa, os primeiros contatos entre as bibliotecas das IEES/PR e as demais instituições envolvidas. Realizamos inúmeras reuniões, estudo de mercado, avaliações, discussões, ponderações, acertos e ajustes. Em seguida, entramos na fase de argumentações com o Governo (SETI) e a Fundação Araucária, e por fim, a fase de negócios, de acordos e negociações, bem como, a finalização do contrato e pagamento (7 meses nessa etapa).

Assim, foi possível disponibilizar uma plataforma de acesso a e-books (Minha Biblioteca) proporcionando o atendimento das necessidades informacionais da comunidade universitária de forma remota, principalmente aquelas relacionadas às bibliografias básica e complementar das ementas das disciplinas dos cursos de graduação, pós-graduação presencial e EAD.

Destaca-se ainda a gestão mais eficiente do espaço físico nas bibliotecas, considerando que, toda essa coleção de e-books está armazenada em tecnologia na “nuvem”, não desgasta os exemplares e não disputa espaço com os livros impressos, e como resultado, o alcance de bons conceitos nas avaliações do MEC/INEP.

Essa proposta de consórcio, em que consolidar e compartilhar uma coleção de e-books aos usuários das universidades públicas estaduais, é inédita no Sul do Brasil. Acreditamos que, este Projeto entre as Bibliotecas das IEES/PR poderá também servir de estímulo e referência a outras instituições brasileiras que pretendam trabalhar de forma compartilhada.

REFERÊNCIAS

FERRARI, Adriana Cybele, VICENTINI, Luiz Atilio; FUJOTA, Mariângela Spotti Lopes. O Consórcio CRUESP/Bibliotecas: a gestão compartilhada e participativa no estabelecimento de diretrizes futuras. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 12., Recife, 2002. Anais [...]. Recife: UFPE, 2002. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/4067.

LEITE, Rita da Silva; PAIVA Eliane Bezerra. Cooperação/compartilhamento de recursos informacionais: desvendando eixos mobilizadores do desenvolvimento das coleções. Biblionline, João Pessoa, v.2, n.1, jan./jun. 2006.

MIRANDA, Celina Leite. Aquisição compartilhada de periódicos eletrônicos no Brasil. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 11., Florianópolis, 2000. Anais [...]. Florianópolis: UFSC, 2000. p. 1-22.

RZYZANOWSKI, Rosaly Fávero. Cooperação em bibliotecas no Brasil: um panorama da década de 50 até nossos dias. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 3, n. 1, ago. 2007. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/27.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2 comentários:

  1. Parabéns pelo excelente texto explicativo!
    Sinto-me lisonjeada por ter participado deste grupo de Bibliotecários. Abraço

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Neide por feito o start para que esse inédito Projeto lograsse êxito. Também me sinto muito grato por ter contribuído junto dessa equipe que se fortaleceu neste processo. Vida longa ao Consórcio.

    ResponderExcluir