4 de abr. de 2021

 RECURSOS E SERVIÇOS DE APOIO DAS BIBLIOTECAS DA UEL AOS DOCENTES E ALUNOS AO RETORNO DAS AULAS NÃO PRESENCIAIS

 

Neide Maria Jardinette Zaninelli

Diretora do SB/UEL

 

INTRODUÇÃO

Devido ao cenário atual, provocado pela pandemia de COVID-19, a medida de distanciamento social implicou na suspensão de atividades nas universidades, consequentemente nas bibliotecas.

Considerando o retorno ao calendário escolar da UEL com aulas não presenciais a reitoria elaborou as “Diretrizes para o Planejamento do retorno as atividades Acadêmicas da UEL”, por sua vez, o Sistema de Bibliotecas elaborou um plano de “Serviços de Apoio das Bibliotecas da UEL aos Docentes e Alunos ao Retorno das Aulas Não Presenciais”, o qual abaixo iremos elucidar com alguns detalhes.

Portanto, surgiu uma nova demanda o qual o Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual de Londrina (SB/UEL) não estava totalmente preparado. O momento exigiu do SB/UEL repensar as formas de atendimento, de oferecer, de reformular e de adaptar serviços e produtos, bem como criar novos serviços de acordo com a realidade e necessidade dos docentes e alunos.

Como forma de manter o atendimento ao público em meio a essa nova demanda, reforçando a missão do SB/UEL nesse momento de pandemia, as bibliotecas se prepararam para contribuir com docentes e alunos nesse retorno, criando serviços e produtos essenciais ao apoio e à condução das atividades de ensino, pesquisa e extensão como: “Serviço de Digitalização”, “Empréstimo de Livros com Agendamento”, “Listagem de links com Livros Gratuitos”. Também será disponibilizado capacitação online sobre "Noções básicas de pesquisa em base de dados - Portal Capes” e Capacitação das Normas da ABNT", como também ofereceremos Capacitação sincrônica.

 

SERVIÇO DE DIGITALIZAÇÃO DAS OBRAS DO ACERVO DAS BIBLIOTECAS DA UEL

Um dos serviços propostos foi a digitalização de parte de obras, ou seja, o processo de conversão de documentos físicos (papel) para o formato digital, por meio de um equipamento (escâner) e um software digitalizador de textos e imagens. Este serviço iniciou-se em junho de 2020.

A finalidade deste serviço de digitalização foi disponibilizar e viabilizar o acesso ao material físico do acervo das bibliotecas de modo remoto, sem nenhum contato presencial, seguro e sem custo. Serviço criado para atender apenas aos docentes da UEL, mediante solicitação, e ainda, para materiais que seriam utilizados no semestre do referido retorno as aulas não presenciais.


O serviço permite que partes de livros, periódicos, teses e dissertações sejam digitalizados e encaminhados por e-mail. A digitalização serão permitidas quando não acarretar danos aos documentos, e, nos termos do que dispõe a Lei nº 9.610/1998, de Direitos Autorais, conforme o Art. 46. “Não constitui ofensa aos direitos autorais.” Os pedidos deverão ser solicitados apenas para uso pessoal e desde que feita, sem intuito de lucro [...].

Criou-se alguns procedimentos para realização deste serviço, desde a solicitação até o envio do PDF. Primeiro o docente envia e-mail solicitando o “serviço de digitalização” mencionando qual curso, ano/série, disciplina irá utilizar o documento digitalizado, e informar os dados da obra que necessita.


a) Para livro: fornecer o nome do autor, título do livro, edição e ano de publicação, e indicando os capítulos que deseja, com seus referidos títulos ou partes. *Lembrando que não pode exceder 30% do total de páginas do livro.

b) Para periódico: fornecer os nomes dos autores do artigo, título do artigo, título da revista, volume, número, página inicial e final, ano de publicação.

ACESSO AOS EBOOKS DO ACERVO DA BIBLIOTECA E EBOOKS DO PORTAL CAPES

Nesse caso, a iniciativa foi em reforçar a divulgação do Acervo de ebooks pertencentes ao SB/UEL de aproximadamente 2.500 títulos com textos completos em diversas áreas do conhecimento, assim como 6.625 e-books disponíveis no Portal Capes. São conteúdos importantes para uso nesse momento de pandemia e acervos fechados.

Elaborou-se um texto explicativo para auxiliar os usuários na pesquisa no Catálogo online (Virtua) pelo link http://virtua.uel.br:8080/ para identificar e localizar os títulos de e-books do SB/UEL. O texto foi detalhadamente ilustrado com imagens de como pesquisar o termo desejado e como proceder para o acesso online a obra, tanto quando estiver dentro de qualquer unidade da UEL ligada na rede, como para acesso remoto (fora da rede UEL), necessário fazer o acesso VPN.

 ACESSO AO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES

Nossa atividade foi de reforçar a divulgação de acesso ao Portal de Periódicos da CAPES e nos colocar à disposição para orientação por e-mail ou telefone quando necessário.

Portal de Periódicos da CAPES é uma biblioteca virtual de informação científica, com acervo de qualidade e disponível para toda comunidade universitária da UEL. O Portal de Periódicos oferece acesso a textos completos em mais de 45 mil publicações periódicas, internacionais e nacionais, e a diversas bases de dados desde referências e resumos, normas técnicas, patentes, teses e dissertações, incluindo importantes fontes de informação C&T de acesso gratuito, cobrindo todas as áreas do conhecimento.

Para pesquisar no Portal de Periódico da Capes fora da universidade é necessário fazer o login no acesso CAFe - Comunidade Acadêmica Federada. As orientações de como proceder no link: http://www.uel.br/bc/home/pages/arquivos/Acesso%20CAFE.pdf

 LISTAGEM DE EBOOKS GRATUITOS

O Sistema de Bibliotecas elaborou uma listagem com vários links de editoras, livrarias, bibliotecas, sites, bases de dados onde se encontram ebooks gratuitos para download ou leitura. Assim, esperamos que essas obras poderão auxiliar e ou complementar o conteúdo das disciplinas ofertadas nesse momento de aulas não presenciais. A listagem encontra-se disponível na homepage da Biblioteca no tópico: “outros acervos” em http://www.uel.br/bc/home/pages/outros-acervos.php.

Divulgou-se amplamente em todas Listas de discussão da UEL, na homepage da BC e em todas as redes sociais em que o SB/UEL participa.

 

EMPRÉSTIMO DE LIVROS COM AGENDAMENTO


Considerando que os acervos das bibliotecas permanecerão fechados durante a pandemia para impedir a contaminação das obras e evitar aglomeração nas bibliotecas, elaborou-se procedimentos necessários para efetivação desse serviço, seguindo os protocolos de segurança, junto com informações e orientações para a realização do serviço de empréstimo por agendamento.


Deste modo, as retiradas dos materiais no balcão de empréstimo são agendadas previamente, com dia e horários espaçados entre os usuários. A retirada dos livros nas Bibliotecas Central, Setorial do CH e Setorial do CCS/HU são às terças-feiras das 9:00 às 12:00. Na Biblioteca Setorial do EAAJ, o atendimento são as segundas-feiras, das 9 às 12h, de acordo com o horário de atendimento do EAAJ. O procedimentos adotados:


a)  O usuário deverá enviar um e-mail para a biblioteca que possui a obra com o assunto “solicitação de retirada de material”, com os dados do material (Autor, título, edição, ano). Assim, um funcionário receberá o e-mail, em seguida separa os materiais solicitados e deixa no balcão de empréstimo.

b) O solicitante receberá um e-mail confirmando a disponibilidade das obras, o dia e horário da retirada do material.

 

As devoluções são realizadas sem agendamento nas terças-feiras. Atualmente, é permitida ao usuário a renovação online por 30 vezes, mas mesmo assim a cobrança de multa por atraso está suspensa. Os livros devolvidos passam por procedimento de quarentena e higienização.

 CAPACITAÇÃO ONLINE

Diante dos novos desafios devido a pandemia do Covid 19, o SB/UEL se viu forçado a criar metodologias de capacitação a comunidade acadêmica. Sendo assim, a Divisão de Referência da Biblioteca Central da UEL, em pouco tempo assumiu o papel de instruir os docentes e discentes por capacitação online ou remota, voltadas a desenvolver habilidades de pesquisa em fontes de informação online e normalização de trabalhos acadêmicos e que estão disponíveis para toda comunidade acadêmica no canal do Youtube do SB tituladas "Noções básicas de pesquisa em base de dados - Portal Capes” e “Capacitação para uso das Normas da ABNT". Também passou a oferecer Capacitação sincrônica, conforme solicitação dos professores e alunos, por meio do Google Meet.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 Enfrentamos uma pandemia mundial devido ao novo coronavírus (SARS-CoV-2), tal situação de isolamento afetou todas as bibliotecas no mundo, seja em sua forma de realizar atendimento, seja nas adaptações e mudanças nos espaços e serviços oferecidos, e acima de tudo, de estarmos atentos e preparados para os novos desafios e novas necessidades de informação.

Mesmo as bibliotecas da UEL permanecendo fechadas para respeitar os decretos estaduais e municipais e atos executivos, os serviços não pararam durante este período de pandemia, ao contrário, o desafio foi grande e exigiu reação rápida por parte das bibliotecas. Portanto, o SB/UEL buscou não prejudicar o atendimento aos usuários, repensando no modo de oferecer serviços e produtos perante as necessidades dos usuários perante a realidade do novo cenário. Neste período ocorreu a ampliação de serviços, produtos e atividades para o formato online e remoto, serviços que vieram para ficar mesmo depois da pandemia. Realizamos teletrabalho, o qual foi preciso adequação de ambiente de trabalho e adaptação nas rotinas de horário e de atividades.

Em contradição a esse cenário pandêmico, temos algo positivo dessa experiência para relatar, como: muitos feedback e elogios da comunidade universitária sobre os novos serviços implementados e atuação das bibliotecas para atender a nova realidade. Outro ponto foi o reconhecimento das  bibliotecas no ambiente do ensino superior, despontando sua importância neste processo de mudança, no apoio e suporte para todas as demandas de informação de professores, estudantes e pesquisadores.


Enfim, estes serviços relatados foram criados no primeiro momento de retorno as aulas não presenciais, mas destacamos que, depois foram criados outros serviços online como: whatsApp business, caixa online de sugestões, Aquisição de Biblioteca Digital Saraiva, mudança na Instrução de Serviço com novos procedimentos de encaminhamento das teses e dissertações defendidas pelos estudantes para a Biblioteca Digital T&D. Ressaltamos que ocorreram outras mudanças e providências na forma de oferta de serviços, assim como uso intensivo das redes sociais para manter a comunidade de usuários informada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário