1 de mar. de 2019


Sistema de Bibliotecas da UEL oferece visita orientada aos novos estudantes 


Agência UEL de Notícias - 28/02/2019  

                                         

Como parte das atividades da Semana de Recepção aos Ingressantes, o Sistema de Bibliotecas da UEL oferece visitas orientadas aos novos estudantes, como forma de apresentar o funcionamento das unidades, além de esclarecer dúvidas sobre os serviços ofertados.
O Sistema é formado pela Biblioteca Central (BC), Biblioteca Setorial de Ciências Humanas (BS/CH), Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde (CCS/HU), Biblioteca Setorial do Escritório de Aplicação e Assuntos Jurídicos (BS/EAAJ), que tem sede no Centro de Londrina e a Biblioteca Setorial da Clínica Odontológica (BS/COU), que recentemente foi integrada ao acervo da BC.
Na última terça-feira (25), os novos alunos do curso de Odontologia, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), foram recebidos pela equipe da BC. Como explica a chefe da Divisão de Referência, Natali Zwaretch, em função da transferência da BS/COU para a Biblioteca Central, é importante situar os ingressantes, e ao mesmo tempo reforçar junto aos veteranos sobre a novidade.
Como os alunos do curso de Odontologia passaram a ter aulas no Campus Universitário, desde o dia 21 de janeiro deste ano, os serviços que eram prestados pela Biblioteca Setorial, agora são realizados na BC, com os objetivos de diminuir a distância e facilitar os acessos aos estudantes.
Visitas - Já as visitas orientadas são padronizadas, com alunos divididos em turmas. Explicações sobre o catálogo online, funcionamento de reservas e renovações pela web, ocorrem na Sala Multimeio, na própria BC. A orientação também aborda o processo de busca das obras e apresentação do local. É necessário que o agendamento seja feito por professores ou pelo Departamento de cada curso.

Sistema de Bibliotecas tem acervo de 291 mil livros
O acervo total do Sistema de Bibliotecas da UEL conta com 291.189 livros, 388.402 periódicos e 6.148 outros (áudio visual, braile, obras raras, e outros). Para efetuar o empréstimo é necessário o Cartão Estudantil de Sistema da UEL, o mesmo utilizado no Restaurante Universitário (RU). O prazo para alunos da graduação é de sete dias, com direito a cinco livros, cinco periódicos, cinco Teses, cinco monografias, cinco TCC's, cinco CDs, cinco DvDs.
A renovação ou reserva do material poderá ser feita por cinco vezes no máximo, desde que não haja pedido de reserva, podendo também ser efetuado via Internet, pelo site da Biblioteca . A não-devolução do material emprestado no prazo estabelecido, implica pagamento de multa no valor de R$1,00 por dia de atraso e por obra.
Confira o documento que traz todo regulamento de funcionamento do Sistema de Bibliotecas da UEL - Regulamento/Sistema de Bibliotecas.

Horário de Funcionamento - Biblioteca Central (BC) e Biblioteca Setorial de Ciências Humanas (BS/CH) funcionam de segunda-feira a sexta-feiraa, das 8 às 22 horas. Aos sábados, das 9 às 13 horas. A Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde (BS/CCS), atende somente de segunda-feira a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

Já a Biblioteca Setorial do Escritório de Aplicação e Assuntos Jurídicos (BS/EAAJ) funciona de segunda-feira a quinta-feira, das 8 ao meio dia, das 13h30min às 17h30min, e às sextas-feiras, das 8 ao meio dia, das 13h30min às 17 horas. No entanto, devido ao recesso de carnaval, no período de 2 a 6 de março, o atendimento ao público fica suspenso. As atividades serão retomadas na quinta-feira (7). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário