13 de ago. de 2018

POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA



Elaborado por:
Geneviane Duarte Dias
Bibliotecária da Divisão de Formação e
Desenvolvimento da Coleção do Sistema de Bibliotecas da UEL

   A Biblioteca Universitária constitui suporte básico para que a instituição possa atingir seus objetivos: ensino, pesquisa e extensão. Assim, deve estar em consonância com a política da instituição na qual está inserida.
    O processo de aquisição bibliográfica é um dos processos mais complexos nas rotinas da gestão de unidades de informação. Para que a coleção seja multidisciplinar e atenda de maneira eficaz aos usuários de todas as áreas do conhecimento, se faz necessária a implementação de uma Política de Desenvolvimento de Coleções (PCD), que é um documento oficial que nortea as decisões da biblioteca quanto ao desenvolvimento de coleções. Ela registrará os critérios para a seleção de materiais e orientará a aquisição, a avaliação e atualização do acervo, além de indicar o material que deve ser descartado ou remanejado, possibilitando a formação de coleções de acordo com a missão e os objetivos da instituição, bem como a sua utilização de modo eficaz e dinâmico.
    Para o desenvolvimento de suas coleções, o Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual de Londrina (SB/UEL) toma por base o objetivo acima discriminado, e procura efetuar a manutenção e atualização das coleções, de acordo com as disponibilidades orçamentárias e do mercado livreiro, nas diversas áreas de estudos da UEL.
    A Divisão de Formação e Desenvolvimento da Coleção (DFDC) é responsável pela aquisição de todo material de informação que compõe o acervo do SB/UEL. A aquisição desse material é efetuada pelos processos de Compra, Doação e Permuta. Todo o processo de aquisição segue critérios pré-estabelecidos na PDC do SB/UEL, de forma que a coleção esteja intrinsecamente conectada com os interesses e necessidades da comunidade universitária.
    A seleção qualitativa do material tem como base as bibliografias básicas e complementares indicadas pelos docentes, de acordo com as atividades acadêmicas planejadas em cada disciplina, com a finalidade de suprir as necessidades dos programas de ensino dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação. Poderão ainda ser inseridos no acervo, títulos que não façam parte das bibliografias dos cursos, como por exemplo livros para uso em laboratórios, pesquisa e extensão. A seleção qualitativa do material fica a cargo:
a)   do corpo docente: considerando-o conhecedor da literatura nas suas respectivas áreas do conhecimento. Portanto, espera-se que ele contribua para a formação de coleções de qualidade, indicando as obras que compõem as bibliografias básicas e complementares dos programas das disciplinas dos cursos e atualizando-as periodicamente;
b)    do corpo discente: por meio de sugestões que serão apreciadas pelo coordenador do colegiado ou pelas divisões de atendimento aos usuários. O aluno convive no seu cotidiano com as deficiências da biblioteca no atendimento de suas demandas de informação; portanto, pode ser um colaborador nesse processo;
c)  das divisões do SB/UEL: auxiliando os docentes na seleção dos materiais, indicando as novidades editoriais, observando a demanda e/ou deficiência de um assunto, bem como consultando os instrumentos de avaliação.

     A seleção quantitativa do material que irá compor o acervo do SB/UEL é realizada pela equipe de bibliotecários da DFDC. A aquisição das bibliografias, nos seus diferentes suportes (impresso, eletrônico e/ou digital), será efetuada de acordo com a relação exemplar/aluno - baseada no número de vagas autorizadas em cada Unidade Curricular (UC), conforme os padrões de qualidade recomendados pelos órgãos oficiais de educação, ou conforme a demanda de uso. Cabe ao SB/UEL consultar o Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação Licenciatura, Bacharelado e Tecnólogo, Presencial e EAD da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI/PR), na intenção de implantar ou reestruturar o acervo, produtos e serviços, visando atingir pontuação satisfatória.
    Com a finalidade de viabilizar um olhar estratégico sobre as coleções, os serviços e os usuários do SB/UEL e garantir sua adequação aos objetivos da instituição - acompanhando tendências geradas pela inserção das tecnologias de comunicação e informação - a PDC do SB/UEL foi revisada e atualizada por uma comissão nomeada para esse fim, sendo aprovada pela Comissão de Biblioteca do SB/UEL. Consulte na íntegra o conteúdo da PDC do SB/UEL no link: http://www.uel.br/bc/portal/#.



PARANÁ. Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Avaliação de cursos de graduação licenciatura, bacharelado e tecnólogo, presencial e EAD. Curitiba: SETI, 2017. Disponível em: http://www.seti.pr.gov.br/arquivos/File/ EnsinoSuperior/ANEXO_I_Instrumento_Cursos.pdf. Acesso em: 13 ago. 2018.


Nenhum comentário:

Postar um comentário