2 de dez. de 2011

Edison Maschio fez a doação de um exemplar autografado para a Biblioteca Central da UEL

Enidelci Zaquia e Izabel Aguiar
Bibliotecárias da BC
 
O jornalista e escritor Edison Maschio, fez o lançamento da 2ª edição de seu livro Escândalos da Província, dia 26/11/11 na Biblioteca Pública Municipal de Londrina, e fez a doação de um exemplar autografado para a Biblioteca Central da UEL. Na ocasião estiveram representando a BC/UEL, as bibliotecárias Enidelci Zaquia e Izabel Aguiar.
 
A obra é considerada o primeiro romance totalmente escrito, ambientado e publicado na cidade de Londrina. Escândalos da Província foi publicado originalmente em 1959. Na época, o livro provocou uma grande polêmica, gerando muitos comentários pela cidade. Isto fez dele um verdadeiro fenômeno editorial: a tiragem de 2 mil exemplares se esgotou em pouco mais de uma semana.
 
Ainda hoje Maschio atua como colaborador na imprensa londrinense. É o mais antigo jornalista em atividade na cidade.
 
Escândalos da Província (1959) foi o primeiro livro publicado por Maschio. Em 1984 ele lançou Raposas do Asfalto, que pode ser considerado como uma continuação de seu primeiro romance. Edison Maschio é também o autor de diversos álbuns históricos sobre a cidade, entre eles Londrina: 60 anos. Em 2010, lançou o livro de memórias intitulado Histórias Ocultas. É membro da Academia Londrinense de Letras, Ciências e Artes de Londrina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário