7 de jul. de 2011

Doações recebidas pelo SB/UEL


Postado por Gisele H. S. Silva e Aparecida P. Caitar
(bibliotecárias da Divisão de Desenvolvimento de Coleções)

Um dos objetivos do Sistema de Bibliotecas da UEL (SB/UEL) é adquirir material de informação, visando oferecer aos cursos da instituição o suporte informacional necessário. Para isso, utiliza-se dos processos de compra, doação e permuta, além de desenvolver projetos com o objetivo de buscar recursos externos junto a agências de fomento.
As doações representam uma fatia considerável e de grande importância na atualização do acervo.  Elas podem ser espontâneas, isto é, acontecerem sem pedido prévio, ou podem ser solicitadas, ou seja, por meio de pedidos formais para editoras, livrarias, embaixadas, universidades, órgãos governamentais, associações profissionais e sociedades científicas, ou qualquer outra instituição que edite ou distribua obras de interesse do usuário.
No ano de 2010, o SB/UEL recebeu 7.495 volumes de livros, sendo que 6.959 deles (92%) foram selecionados para compor o acervo. Desse total, 1.341 volumes de livros foram de doações recebidas dos cursos Lato e Stricto Sensu, as quais destacamos, pois a participação tem sido cada vez mais frequente.
 Outro destaque que damos também são as doações de particulares. Nessa modalidade citamos a doação recebida do advogado graduado pela UEL em 2008, Dr. Tiago Octaviani, atualmente trabalhando na assessoria jurídica da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) / Advocacia-Geral da União (AGU) em Brasília, que em visita à UEL doou 11 novos títulos para nossa biblioteca. Na oportunidade, disse ter escolhido uma coletânea atualizada de obras jurídicas de alta qualidade, pensando em beneficiar a Instituição onde se formou e pela qual tem um carinho especial. Segundo o doador, esta foi a maneira que encontrou para retratar sua gratidão à nossa universidade. Atitudes como a de Tiago Octaviani deveriam ser mais comuns nas instituições.


Nenhum comentário:

Postar um comentário