23 de jul. de 2012

D.O.I® - The Digital Object Identifier



Postado por 
Laudicena de Fátima Ribeiro
Bibliotecária responsável pela Biblioteca Digital da UEL

O Digital Object Identifier (DOI®) é um sistema de identificação numérico aplicado a conteúdos digitais protegidos por copyright (livros, artigos eletrônicos e documentos em geral).

Foi desenvolvido pela Association of American Publishers (AAP) com a finalidade de autenticar e localizar o conteúdo digital com um identificador persistente e confiável. O sistema é administrado pelo International DOI Foundation (IDF), uma organização sem fins lucrativos, controlada por um Conselho Executivo, eleito pelos membros da Fundação e que gere o desenvolvimento, as políticas e o licenciamento do sistema DOI às agências de registro. A CrossRef   é a principal agência de registro da  International DOI Foundation, propondo ainda outros serviços  para o setor de publicações científicas.

A sintaxe do DOI toma a forma de uma sequência de caracteres dividida em duas partes: um prefixo (ou raiz) e um sufixo, separados por uma barra. O prefixo é nomeado pela International DOI Foundation que identifica o publicador do documento (Organização, Editora, Entidade, etc..) e o sufixo é atribuído pelo responsável pela publicação para identificar um objeto digital específico. A combinação do prefixo e do sufixo assegura o caráter único no sistema DOI.

Sintaxe:
Ex:
Prefixo: 10.000/
Sufixo: Identificação do objeto, podendo utilizar ISSN ou Abreviatura do periódico, volume.
Para livros pode ser usado o ISBN.

Ex: 10.000/inf&info.2011v12n3p2

No Brasil, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), disponibiliza na plataforma lattes um campo específico, o qual é possível inserir o código DOI e estabelecer uma ligação automática entre o currículo Lattes e o site do artigo publicado. O DOI é utilizado como uma forma de certificação digital das produções bibliográficas registradas pelo pesquisador. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário