15 de mai. de 2012

Treinamento de Calouros: boas vindas aos acadêmicos ingressos em 2012

                                                                Olga Kawabata Nishimura
                                              Auxiliar Administrativa da Divisão de Referência da Biblioteca Central
                                                                Maria Aparecida dos Santos Letrari
                                                                 Bibliotecária da Divisão de Referência da Biblioteca Central


           A missão do Sistema de Bibliotecas da UEL é "promover o acesso, a recuperação e a transferência da Informação para toda a comunidade universitária, de forma atualizada, ágil e qualificada, visando contribuir para a formação profissional do cidadão, colaborando, dessa forma, no desenvolvimento científico, tecnológico e cultural da sociedade como um todo".
Neste contexto, a Divisão de Referência da Biblioteca Central realiza no começo de cada ano letivo, o treinamento para os novos acadêmicos aprovados no vestibular.
A iniciativa visa demonstrar aos calouros dos cursos de graduação a importância da biblioteca no contexto acadêmico, além de prestar informações sobre os serviços e produtos oferecidos.
O agendamento acontece sempre no início do ano, e é solicitado por professores e/ou alunos veteranos.
             Durante o treinamento, os estudantes recebem informações teóricas e práticas sobre o funcionamento da biblioteca, com destaque para o catálogo online. Por meio dessa prática, o acadêmico pode realizar consultas ao material bibliográfico. É informado também, que as reservas e renovações de material poderão ser feitas via web acessando o catálogo online do Sistema de Bibliotecas.
             Recebe também informações sobre horário de atendimento, espaço físico, localização do acervo de referência, acervo geral e periódicos, rede de acesso à Internet, entre outros. O treinamento também é oferecido para os alunos de Pós-Graduação. Para esse público, o treinamento já é mais detalhado, ou seja, recebem informações de acesso a Base de Dados, Portal de Periódicos e Normalização de Documentos.
Ao final de cada treinamento os alunos recebem um folder, com as principais informações para utilização do Sistema de Bibliotecas, e de seus serviços. Nesse sentido, cabe ao aluno o interesse em fazer do uso da Biblioteca uma prática cotidiana e que as técnicas de pesquisa sirvam para proporcionar o aprimoramento do saber e a otimização das necessidades informacionais de cada usuário. Para refletirmos, segue uma citação de Paulo Freire:

Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Esses que-fazeres se encontram um no corpo do outro. Enquanto ensino continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade (FREIRE, 2003, p. 29).


FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 28. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.






Nenhum comentário:

Postar um comentário