30 de nov. de 2017


A IMPORTÂNCIA DO HÁBITO DE LER: DO PRAZER AO CRESCIMENTO PROFISSIONAL

Edileusa Regina Aguiar dos Santos
Bibliotecária na Divisão de Referência do SB/UEL


A reflexão sobre a importância da leitura mediante a visão de renomados autores relaciona o papel do profissional no desempenho de atividades aliado ao hábito de ler, como uma fonte de informações na construção do conhecimento desde sua formação acadêmica a conquista da realização pessoal e profissional, independente da área de atuação.
O que a [leitura] faz é o mesmo que acender um fósforo no campo no meio da noite. Um fósforo não ilumina quase nada, mas nos permite ver quanta escuridão existe ao redor. (William Faulkner).

A leitura é uma forma culta e necessária para toda e qualquer atividade, sempre fez parte de nossa rotina, antes mesmo da completa alfabetização. Marques (2017) a destaca como o potencial de um indivíduo que “absorve mais conhecimento e promove sua evolução enquanto ser humano e profissional [por] suas competências e habilidades.”
O hábito de ler representa um diferencial na vida e formação de uma pessoa, pela sua maneira de comunicar-se. O profissional que explora a leitura eleva e enriquece o seu vocabulário, nível de conhecimentos e se destaca pela sua forma culta somada à criatividade.
Valorizar a criatividade é inovar e reconhecer a importância da leitura. O processo de amadurecimento de um profissional não dispensa o contato com leituras de qualidade à conquista de novas aprendizagens, que permite construir e fortalecer ideias e planos de ações. É uma característica que propicia o autoconhecimento, privilegia a reflexão, capacita o profissional para motivar equipes de trabalho. A leitura é um aprendizado que avança com o conhecimento, cuja sincronia facilita a troca de informações na busca por atualização, imprescindível para o crescimento intelectual em atitudes concretas, principalmente, ao gerenciar novos sistemas, tomar decisões importantes e estabelecer relacionamentos entre diversos campos, sendo uma das mais importantes fontes da construção do saber, fundamental na escalada dos níveis da Educação.
O domínio da língua ao expressar-se com clareza, o desempenho funcional com excelência e responsabilidade, demonstra atitudes positivas de comportamento e cultura. Essas qualidades observadas em um profissional que costuma ler são evidentes, o que demonstra a ressignificação de valores e eficiência nas atividades individuais ou em grupo, conhecimento elementar que favorece um ambiente propício para desenvolver capacidades de aprendizagem.
A prática reflete a boa imagem da leitura como modelo perfeito, de um valor absoluto, para o bem individual e social como fonte de lazer e cultura, capacidade de raciocínio e de argumentação, um vínculo de reciprocidade entre o profissional e a equipe. 
Segundo Araújo (1984), a leitura é um comportamento positivo e reflexivo que supera toda uma simbologia, um meio de reaver novos conceitos essenciais para a realização pessoal e intelectual, um ótimo instrumento para estruturar as respectivas práticas profissionais, visto que “Muita gente lê mal porque não tem vocabulário e muita gente não tem vocabulário porque lê mal.” (RUIZ apud CARDOSO, 2008). Construir conhecimentos é tornar-se um empreendedor com a capacidade crítica e reflexiva. Verdadeiramente, a soma de conhecimentos está vinculada à construção do senso crítico, atitude que revela a forma de ser e de agir de um indivíduo e que permite reconhecer sua personalidade, característica social e marcante de cada um. (BATISTA, 2017).
O hábito de leitura facilita a interpretação, amplia o repertório linguístico, enriquece a construção da aprendizagem e mantém o profissional atualizado com reflexos positivos em suas atitudes e ações para solucionar dificuldades rotineiras do trabalho.
A leitura é uma fonte inesgotável de informações, que diante das transformações geradas por seu ritmo acelerado, precisa continuar a responder satisfatoriamente aos novos desafios. Ela não serve apenas para interpretar letras e compreender uma mensagem, envolve sentimento, além de relacionar conceitos com outros já aprendidos. É um caminho que leva a questionamentos e reflexões, formando um ciclo ativo, onde reconhecer no profissional o interesse pela leitura significa agregar valor ao seu potencial, senso crítico e participativo, concepção de novas ideias em aprimorar as habilidades, autonomia, a abertura de novos horizontes nesse processo de educação continuada e de sobrevivência, na era da globalização.

Referências
ARAÚJO, W. T. A leitura e sua remediação: revisão de literatura. Revista de Biblioteconomia de Brasília, Brasília, v. 12, n. 1, p. 65-72, 1984.
BATISTA, R. Importância da leitura. Disponível em: http://brasilescola.uol.com.br/ferias/a-importancia-leitura.htm. Acesso em: 5 jun. 2017.
CARDOSO, I. N. Leitura, plataforma para o sucesso. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/leitura-plataforma-para-o-sucesso/22084/. Acesso em: 5 jun. 2017.
MARQUES, J. R. A importância da leitura para sua vida profissional e pessoal. 2017. Disponível em: http://www.ibccoaching.com.br/portal/comportamento/a-importancia-da-leitura-para-sua-vida-profissional-e-pessoal/. Acesso em: 15 jun. 2017.

Um comentário: