Páginas

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

CONSIDERAÇÕES SOBRE AS VISUALIZAÇÕES DO BLOG DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

 

Maria Aparecida dos Santos Letrari
Diretora do Sistema de Bibliotecas da UEL

                 A Web 2.0 gera mudanças significativas e inovadoras para as bibliotecas ganhando espaço e visibilidade, produzindo e difundindo informações. A biblioteca, como unidade de informação, tem a tecnologia a seu favor nos processos de coleta, armazenamento e disseminação da informação. Dentro deste prisma, o Blog do Sistema de Bibliotecas da UEL-SB/UEL, permite a realização de atividades de disseminação, acesso e uso da informação no ambiente Web, disponibilizando conteúdos, e assim, produzindo conhecimentos. Analisando os dados estatísticos do ano de 2016, é possível afirmar que as visualizações do Blog do SB/UEL, têm tido grande demanda. 
          As estatísticas são gerenciadas pelo Google Analytics, onde pode-se observar que desde a sua criação em maio 2010, o blog contabilizou até esta data, 47.629 visualizações de página, sendo que somente no período de janeiro a dezembro de 2016, teve 8.243 visualizações, mesmo com um período de greve na UEL. Conforme ilustra a Figura 1, pode-se constatar que a maioria das visualizações são do Brasil, com 30.976 visualizações de página, seguido dos Estados Unidos. Esses dados demonstram a grande visibilidade alcançada pelo blog, que vai muito além da universidade.
                        Figura 1. Visualizações de página por país
Fonte: adaptado de Google Analytics (2017).

Assim que os textos são publicados, observa-se que a maioria das visualizações acontecem a partir do navegador Chrome com 47% das visualizações de página, sendo que o sistema operacional mais utilizado é o Windows com 82%. 
              Figura 2. Visualizações por Navegador e Sistema Operacional
                     Fonte: adaptado de Google Analytics (2017).

A Figura 3 demonstra os 10 posts mais acessados, onde o primeiro lugar, com 2.372  visualizações, é a postagem Tecnologia de Comunicação: o uso do celular no cotidiano dos estudantes, uma mudança de comportamento, postado por Eliane M. S. Jovanovich e Suelen Souza Ribeiro da Biblioteca Setorial – BS/EAAJ.
          Figura 3. Postagens
Fonte: adaptado de Google Analytics (2017).

Os números de acesso ao Blog do Sistema de Bibliotecas da UEL, obtidos por meio da estatística do gerenciador do blog, e os principais motivos para sua escolha são: ferramenta gratuita, de fácil gerenciamento. Os dados demonstram a grande aceitação desde as primeiras publicações. Com o objetivo de estabelecer uma relação entre a biblioteca e a forma de uso das mídias sociais, foi feito uma atualização do blog, melhorando o design, acrescentando o link para as Redes Sociais e facilitando contato, para possibilitar o compartilhamento de informação.  Cabe ressaltar que, assim que os textos são publicados no blog, eles também são divulgados por meio de outras mídias sociais como: Twitter e Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário