Páginas

quarta-feira, 9 de março de 2016

ANÁLISE DAS VISUALIZAÇÕES DO BLOG 

DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UEL

 

Maria Aparecida dos Santos Letrari
Diretora do Sistema de Bibliotecas da UEL

          O Blog do Sistema de Bibliotecas da UEL-SB/UEL, além de permitir a realização de atividades de disseminação, acesso e uso da informação no ambiente Web, facilita uma divulgação mais ampla da própria biblioteca, sua equipe, atividades, produtos e serviços. 
          A partir dos dados estatísticos apresentados no ano de 2015, é possível afirmar que houve um aumento de visualizações, bem como a necessidade de se repensar o processo de comunicação e interação da biblioteca com os usuários da informação.
          As características analisadas no Blog do SB/UEL, podem ser observadas a partir das estatísticas gerenciadas pelo Google Analytics, uma plataforma de relatório eficiente e fácil de usar para que se possa decidir quais dados deseja para os seus relatórios. As estatísticas de visitação são enviadas ao sistema e apresentadas ao dono do site. Na última estatística, realizada em março de 2015, o blog contabilizou 30.431 visualizações, sendo que somente no período de março/2014 a março/2016, teve um acréscimo de 8.899 visualizações, totalizando hoje 39.330 visualizações de página, desde a sua criação em maio 2010. 
        Conforme ilustra a Figura 1, pode-se observar que a maioria das visualizações é do Brasil com 26.496 acessos, seguido dos Estados Unidos com 5.061 acessos. Assim que os textos são publicados, se observa que, a maioria dos acessos acontecem a partir do navegador Chrome com 46% das visualizações de página, e o sistema operacional mais utilizado é o Windows com 85%. Esses dados demonstram a grande visibilidade alcançada pelo blog, muito além da universidade.

       Figura 1. Visualização de Público
 Fonte: adaptado de Google Analytics (2016).


A Figura 2 demonstra os 10 posts mais acessados, onde o primeiro lugar com 1.860 visualizações é a postagem Tecnologia de Comunicação: o uso do celular no cotidiano dos estudantes, uma mudança de comportamento, postado por Eliane M. S. Jovanovich e Suelen Souza Ribeiro da Biblioteca Setorial – BS/EAAJ.

    Figura 2. Postagens
 Fonte: adaptado de Google Analytics (2016).

A partir desses dados o uso do blog do SB/UEL, busca preferencialmente o compartilhamento de experiências e informações, concordando com os autores que:

A biblioteca como unidade de informação, tem a tecnologia a seu favor nos processos de coleta, armazenamento e disseminarão da informação. A Web 2.0 está ai, gerando mudanças significativas, inovadoras e surpresas que ainda estão por vir, trazendo mudanças a forma de tratar a informação, levando as bibliotecas a estarem sempre atentas e adaptáveis, evoluindo, crescendo, modificando-se, "preferindo ser uma metamorfose ambulante a ter aquela velha opinião formada sobre tudo..." (CASTELANI; MILL, 2012).


Referências

CASTELANI, G; MILL, D. Análise do blog da biblioteca setorial de ciências agrárias e sua proposta como ferramenta comunicacional com os seus usuários. 2012. Disponível em: http://sistemas3.sead.ufscar.br/ojs/index.php/sied/article/viewFile/137/61. Acesso em: 11 fev. 2016. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário