23 de set. de 2014

A BIBLIOTECA TAMBÉM É HIPER! – ENJOY!

Heloá Oliveira[1]

Hipertexto, hiperlink, hipermercado... no dia a dia são cada vez mais hipers que encontramos pelas ruas e pela internet... o mundo passa a elevar tudo ao superlativo. Cunhou-se, até mesmo, o termo hipermodernidade, por Lipovetsky, que diz que este é o termo adequado para uma “sociedade liberal, caracterizada pelo movimento, pela fluidez, pela flexibilidade” (LIPOVETSKY, 2004, p. 26).
A biblioteca, então, passou a se ver imersa nessa fluidez do mundo, e hoje não se faz ausente mas, pelo contrário, busca estar cada vez mais dispersa nos ambientes e nos serviços que pode oferecer.
E como você, usuário, pode aproveitar? Uma das maneiras é fazer o que está fazendo agora. Usufruir dos novos serviços que ela propõe.
Agora a biblioteca não se prende mais às barreiras físicas, mas atende seu público a partir de todos os suportes possíveis. Telefone, e-mail, blog, site... a lista vai crescendo e o desejo de adentrar ao ambiente de cada leitor também. Hoje os leitores são convidados a nos ajudar nesse relacionamento construtivo para que a biblioteca seja realmente um lugar sem fronteiras, onde se poderá ver imerso num mundo de possibilidades.
O triste é que muitas pessoas ainda não perceberam isso, e prendem-se ao antigo conceito da biblioteca como “lugar de guardar livros”. Esperamos que lendo esse texto você leitor nos ajude nessa nova etapa superlativa. Participe! Explore! Indique! Publique! Curta! – Enfim, enjoy!

Referência
LIPOVETSKY, G. Tempo contra tempo, ou a sociedade hipermoderna. In: LIPOVETSKY, G.; CHARLES, S. Os tempos hipermodernos. São Paulo: Barcelona, 2004. p.49-103.

Quer conhecer melhor a teoria da hipermodernidade? Aproveite e consulte um dos exemplares no Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual de Londrina.
  • 5 exemplares disponíveis na Biblioteca Setorial de Ciências Humanas/UEL
Número de chamada
1(44) L764t
Publicação
São Paulo: Barcarolla, 2004.
Descrição física
129 p.


[1] Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. Mestranda em Ciência da Informação na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Unesp de Marília. Bolsista Capes. E-mail: heloaoliveira.biblio@gmail.com

Um comentário: