3 de fev. de 2014

QUALIDADE TOTAL NA BIBLIOTECA

Postado por
Roberto Tadeu da Silva
Bibliotecário do Instituto Biológico/SP

Segundo a definição da norma ISO 8402 qualidade é a “totalidade das características de uma entidade que lhe confere a capacidade de satisfazer necessidades explicitas e implícitas dos clientes”.

A NBR ISO 9001:2000 otimiza os processos organizacionais, padronizando as atividades desenvolvidas pela instituição de modo a unificar procedimentos, métodos, ações corretivas ou de melhoria.

A biblioteca como entidade deve satisfazer seus clientes.  Isto requer dos profissionais bibliotecários, o conhecimento aprofundado das necessidades informacionais de seus clientes, e a participação da biblioteca no sistema de gestão da qualidade da instituição onde está inserida. 

Implementar a norma ISO 9001 exige a normalização e o monitoramento documentado de todos os processos ou do processo definido para introduzir a biblioteca no sistema de gestão da qualidade.

Definido o escopo do sistema de gestão da qualidade, a normatização do mesmo dar-se-á a partir da elaboração de procedimentos operacionais padrão (POPs) e são elaborados registros para garantir sua rastreabilidade. 

Fases do processo são aperfeiçoadas, canceladas ou ampliadas, provocando mudanças documentais.

Mudanças documentais ocorrem e devem ser documentadas. A evolução das atividades é constatada através das auditorias internas e externas, que apontam falhas e indicam a necessidade de melhorias através de revisões dos procedimentos operacionais padrão e formulários de registro de processo. 

O resultado desse processo é a constante melhoria e a satisfação do cliente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário