Páginas

terça-feira, 1 de outubro de 2013

O Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) pela Biblioteca Setorial da Clínica Odontológica (BS/COU) da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Postado por
Angela Maria Dalla Torre
Bibliotecária da BS/COU-UEL

A informação é o que impulsiona a sociedade do conhecimento, se tornando um elemento essencial e que gera o desenvolvimento da mesma.  Sendo assim, a tecnologia contribui de forma significativa para a mudança dos cenários das organizações, principalmente no que se refere à estruturação, fluxo e processamento da informação.
As bibliotecas também estão sofrendo várias mudanças com a tecnologia da informação e comunicação (TICs). De acordo com Moreira e Maia (2013) “à facilidade do acesso a essas tecnologias e à diminuição de seus custos, o usuário comum da tecnologia tem se tornado cada vez mais qualificado e equipado”.
Na área odontológica as TICs também representam uma importante ferramenta, “pois propiciam o uso de novas mídias educacionais que propiciam aos estudantes o exercício da capacidade de procurar e selecionar informações”. (FONTANELLA; SCHARDOSSIM; LARA, 2007, p. 76).
Acompanhando essas mudanças a Biblioteca Setorial da Clínica odontológica (BS/COU) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) tem investido em TICs, prestando serviços de busca online da informação, consulta ao Portal de Periódicos da CAPES e outros sites de busca, levantamentos bibliográficos e normalização de produções científicas.
A BS/COU é colaboradora da Rede SIEO (Sistema de Informação Especializada em Odontologia), indexando as revistas Perionews, Dental Press Endodontics e Prothesis Laboratoty in Science na Base LILACS, e as teses de mestrado e doutorado na base BBO. Também é biblioteca solicitante do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e biblioteca cooperante do Serviço Cooperativo de Acesso a Documentos (SCAD) da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) para comutação bibliográfica e faz divulgação de eventos em seu diretório de eventos, o DirEve.
Para Lastres e Albaghi (1999, p. 160) “ao incrementar os fluxos de comunicação internos e externos às firmas, as TICs podem estimular a transformação do conhecimento tácito em conhecimento codificado”.
Recentemente a BS/COU começou a fazer uso das redes sociais. Foi criada uma página no Facebook para divulgar notícias atualizadas da área de odontologia e recentes aquisições. A página é www.facebook.com/bibliotecacou.
A BS/COU cumpre um importante papel na atualização de seu acervo e consulta de referências em assuntos científicos da área de Odontologia, serviço disponibilizado aos alunos, docentes, técnicos administrativos e comunidade externa.

Referências

FONTANELLA, Vânia; SCHARDOSIM, Márcia; LARA, Maria Cristina. Tecnologias de informação no ensino da odontologia. Revista da ABENO, São Paulo, v.7, n.1, p. 76-81, jan./abr. 2007.

LASTRES, Helena; ALBAGLI, Sarita (Orgs.). A informção e a globalização na era do conhecimento. Campus: Rio de Janeiro, 1999. Disponível em: <http://www.liinc.ufrj.br/pt/attachments/055_saritalivro.pdf>. Acesso em: 25 ago. 2013.


MOREIRA, Alex; MAIA, Luiz Claudio Gomes. Tecnologias da informação, mudança e administração pública. Datagramazero, v.14, n.2, 2013. Disponível em: <http://www.dgz.org.br/abr13/F_I_art.htm>. Acesso em: 25 ago. 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário