Páginas

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Estudos da Catalogação no Brasil

Postado por
Fátima Silvério Biz Accorsini
Bibliotecária
 chefe da Div. de Processos Técnicos do SB/UEL

Nos dias 4 e 5 de Outubro de 2012 realizou-se na Biblioteca Nacional - Rio de Janeiro, o I Encontro Nacional de Catalogadores e o III Encontro de Estudos e Pesquisas em Catalogação com o tema “Pensando a Catalogação no Brasil”.
Durante o evento, os principais assuntos abordados nas apresentações de trabalhos e debates foram:
- Representação Descritiva em tempos digitais;
-   visões sobre os Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos – FRBR;
-  padronização para cooperação interbibliotecas;
catalogação: princípios iguais para documentos diferentes;
visibilidade e aplicabilidade da catalogação;
catalogação: práticas em debate;
- panorama da pesquisa em catalogação nos programas de pós-graduação brasileiros.
Em destaque, a abertura do evento que contou com a palestra  “RDA, Descripcion y acceso al Recurso: bases, estructura e implementacion do Prof. Gerardo Salta, que é especialista em Metodologia da Pesquisa Científica pela Universidade Nacional de Lanús e licenciado em Bibliotecologia e Documentação pela Universidade Nacional de Rosário, Argentina.
Segundo o conferencista, o Resource Description and Access (RDA) visa fornecer um conjunto de instruções para o registro de dados que se aplicam independentemente de qualquer estrutura ou sintaxe para armazenamento ou visualização dos mesmos. Tem como base o modelo Functional Requirements for Bibliographic Records (FRBR) e o Functional Requirements for Authority Data. (FRAD). Possui atualizações trimestrais e seu conteúdo, desenvolvimento e revisão estão sob a responsabilidade do Joint Steering Committee for Development of RDA (Comitê Diretor para o Desenvolvimento do RDA).
O RDA surge como um substituto para o AACR2 e, neste sentido, o autor realizou uma análise comparativa do AACR2 em relação ao RDA. Dentre os resultados, pode-se destacar que o RDA tem 90% do conteúdo do AACR2. No entanto, as bibliotecas continuam utilizando a AACR2 enquanto aguardam a publicação dos resultados de testes do RDA, realizados por bibliotecas dos Estados Unidos, que deverão ser debatidos publicamente. Assim também poderão ter tempo para ler e analisar as atualizações trimestrais publicadas pelo Comitê Teste do RDA (EUA).
As bibliotecas deverão elaborar políticas para a aplicação das novas regras, enquanto estudam e se capacitam para as mudanças.
Quanto às próximas edições do evento, ficou deliberado pelos participantes que:
O II ENACAT será realizado em 2013 pela BN, junto com o IX Encontro Internacional de Catalogação, o qual será pela primeira vez, sediado no Brasil.
O IV EEPC será realizado a cada dois anos. Duas instituições se candidataram para 2014: Universidade Federal do Sergipe e Universidade Federal do Ceará.

        Com a necessidade de se discutir amplamente sobre catalogação, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Catalogação - GEPCAT criou o blog do grupo para atender esta demanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário