24 de jan. de 2012

A Organização Temática da Informação em Periódicos Científicos e Eletrônicos

Postado por Geneviane Duarte Dias
Bibliotecária da Divisão de Formação e Desenvolvimento da Coleção da Biblioteca Central e 
Aluna do Programa de Mestrado Profissional em Gestão da Informação do
Departamento de Ciência da Informação da UEL 

              O desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) imprimiu, na sociedade contemporânea, mudanças tanto na configuração do tratamento da informação quanto nas formas de organização humana, seja no trabalho, nas escolas, nas transações comerciais e financeiras, nas relações familiares, entre outras. Com a inserção das tecnologias e a disponibilidade cada vez maior da informação em meio eletrônico, a grande questão refere-se ao tratamento mais adequado desse volume informacional que é disponibilizado diariamente na internet. As tecnologias, além dos meios de produção, processamento e organização, influenciam também nas estruturas básicas, tanto sociais quanto econômicas. Portanto, é razoável supor que o desenvolvimento das ferramentas tecnológicas produz na sociedade novas formas de comunicação, relações e organização das manifestações humanas.
              Os documentos, considerados como fonte de registro e transmissão do conhecimento, tradicionalmente criados e armazenados em papel, atualmente, são produzidos ou transformados em documentos eletrônicos. As instituições estão produzindo, transformando e adaptando seus documentos em formato digital: livros, periódicos, bases de dados, planilhas, imagens, gravações sonoras, material gráfico, fotografia, páginas da Web, entre outros. Esses materiais estão depositados nos ambientes informacionais na internet e apresentam-se como um importante aliado na formação de acervos atualizados e conectados com as necessidades informacionais da comunidade usuária, principalmente nos ambientes acadêmicos. Essa tecnologia submete o leitor a uma infinidade de recursos, desde hipertexto, dicionários, mecanismos de busca, marcadores de página, possibilidades de anotações, comentários, além, é claro, de redução nos custos e do espaço físico.
              É necessário sublinhar que o desenvolvimento das TIC e as atuais formas de poder vigentes no ambiente científico alteraram substancialmente as estruturas contemporâneas da comunicação científica, bem como os canais de comunicação e divulgação do conhecimento. Nesse cenário, os periódicos científicos eletrônicos apresentam-se como um meio prático para acompanhar com agilidade as mudanças pelas quais estão passando os processos de pesquisa, representando um importante canal da comunicação científica e cobrindo as mais diversas áreas do conhecimento.
              A temática que envolve a organização dos documentos eletrônicos constitui-se como elemento específico da Organização da Informação (OI), a qual irá analisar e descrever as relações que ocorrem dentro do conhecimento registrado, bem como, na sua organização no espaço da Web, recuperação e acesso. A organização da informação foi, desde sempre, uma preocupação da humanidade. Na medida em que o volume de informações tem se multiplicado constantemente, as exigências relativas à sua organização e acessibilidade crescem nas mesmas proporções, “[...] porque informações não organizadas inviabilizam o desenvolvimento de nossas atividades, nos tomam tempo, nos deixam desesperados, aflitos.” (GALVÃO, 2008, p. 203).
              Neste contexto, as bibliotecas e Unidades de Informação (UI) devem oferecer serviços de maior qualidade para seus usuários, desenvolvendo estratégias de organização dessas informações em meio digital na intenção de facilitar a recuperação e o acesso aos documentos desejados. É missão dessas unidades viabilizar diferentes processos e técnicas na intenção de promover o acesso dos indivíduos às informações de forma organizada, sistematizada e objetiva.
              Essas discussões instigaram a pesquisadora a investigar a linguagem de representação das palavras-chave dos periódicos científicos eletrônicos na área da Biblioteconomia e Ciência da Informação, identificando os instrumentos documentários utilizados para o tratamento intelectual desses materiais eletrônicos. Este estudo está sendo desenvolvido na linha de pesquisa Organização e Representação da Informação e do Conhecimento do Programa de Mestrado Profissional da Universidade Estadual de Londrina.

REFERÊNCIA
 GALVÃO, C. B. A organização da Informação na perspectiva da Ciência da informação e na dinâmica da cultura científica. In: HOFFMANN, W. A. M.; FURNIVAL, A. C. (Org.). Olhar: ciência, tecnologia e sociedade. São Carlos: Pedro e João Editores, 2008. p. 203-209.

Nenhum comentário:

Postar um comentário