11 de jul. de 2018

Sugestão de Leitura


FEDERER, Lisa. Defining data librarianship: a survey of competencies, skills, and training. Journal of the Medical Library Association, Chicago, v. 106, n. 3, p. 294-303, July 2018. Disponível em: http://jmla.mlanet.org/ojs/jmla/article/view/306/655
    
    Muitos bibliotecários estão assumindo novos papéis em serviços de dados de pesquisa. No entanto, o campo emergente da biblioteconomia de dados, incluindo funções e competências específicas, não foi claramente estabelecido. Este estudo tem como objetivo definir melhor a biblioteca de dados, explorando as habilidades e os conhecimentos que os bibliotecários de dados usam e o treinamento necessário para obter sucesso nessa área emergente.
     As descobertas deste estudo sugerem que os bibliotecários de dados fornecem uma ampla gama de serviços para seus usuários e, portanto, precisam de uma variedade de habilidades e conhecimentos. As bibliotecas que contratam um bibliotecário de dados podem querer considerar se suas comunidades serão mais bem servidas por um generalista de dados ou um especialista em assunto e escrever suas publicações de trabalho de acordo. Essas descobertas também têm implicações para as escolas de biblioteconomia, que poderiam considerar o ajuste de seus currículos para preparar melhor seus alunos para funções de bibliotecário de dados.


Lisa Federer é especialista em gerenciamento de dados de pesquisa e membro ativo da Medical Library Association (MLA). Realiza palestra sobre o papel emergente do informacionista de dados de pesquisa e como os bibliotecários podem aplicar suas habilidades e conhecimentos para ajudar os pesquisadores a gerenciar com eficácia seus dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário