17 de mar. de 2015

ESTATÍSTICAS DE AUDIÊNCIA DO BLOG DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UEL

 

Maria Aparecida dos Santos Letrari
Diretora do Sistema de Bibliotecas da UEL

O Blog do Sistema de Bibliotecas da UEL - SB/UEL tem cumprido sua principal função que é possibilitar o compartilhamento da informação e expressão de idéias, com o objetivo de estabelecer relação entre a biblioteca e a comunidade em geral. Os números de acesso ao Blog do SB/UEL obtidos por meio da ferramenta Google Analytics, muito utilizada em aplicações web, geram automaticamente diversas estatísticas de uso de aplicações, como o que foi visualizado e demonstram a grande aceitação desde as primeiras publicações.
A partir dos dados apresentados em setembro de 2014, é possível afirmar que houve um aumento de visualizações e que merece destaque.

RESULTADOS

Desde a sua criação o blog teve 30.431 visualizações de página, e agosto de 2014 teve o maior número de visualizações, conforme a Figura 1.

Figura 1. Histórico das Visualizações de Página


Fonte: adaptado de Google Analytics (2015)

Com relação ao público leitor do blog, a Figura 2 representa que a maioria é do Brasil com 21.065 acessos. Entretanto, pode-se constatar que o blog tem acessos do mundo inteiro e os Estados Unidos é o segundo colocado com 4.482 acessos. Esses dados demonstram a grande visibilidade alcançada pelo blog, muito além da universidade. Observamos que a Turquia e a Polônia substituíram o Canadá e a Letônia no ranking apresentado na última estatística.

Figura 2. Visualização de Página por País



Fonte: adaptado de Google Analytics (2015)


Assim que os textos são publicados, a maioria dos acessos acontece a partir do navegador Chrome com 43% das visualizações de página. O sistema operacional mais utilizado é o Windows com 87%, conforme a Figura 3.

Figura 3. Visualização de Página por Navegador e Sistema Operacional


Fonte: adaptado de Google Analytics(2015)

A Figura 4 demonstra os 10 posts mais acessados, onde o primeiro lugar teve 18% a mais de visualizações e a postagem com o tema Tecnologia de Comunicação: o uso do celular no cotidiano dos estudantes, uma mudança de comportamento, postado por Eliane M. S. Jovanovich e Suelen Souza Ribeiro da Biblioteca Setorial – BS/EAAJ, teve destaque em 2014 onde apresenta que:

O aumento significativo de informações e o surgimento das tecnologias de comunicação propiciaram o que hoje chamamos de “sociedade da informação”, acarretando essa mudança no comportamento dos indivíduos na forma de buscar e adquirir informação e conhecimento. (JOVANOVICH; RIBEIRO, 2014).

Figura 4. Postagens 

Fonte: adaptado de Google Analytics (2015)


A partir desses dados, pode-se afirmar que o blog do SB/UEL busca, preferencialmente, permitir a interação e o compartilhamento de experiências e informações justificando a sua importância de uso.