25 de mar. de 2014

A ORGANIZAÇÃO DO DEPÓSITO DA BIBLIOTECA CENTRAL DA UEL

Postado por 
Marina Aiko Nagai
Auxiliar Administrativo
 Divisão de Circulação/Setor de Periódicos do SB/UEL

       
                     Segundo Cunha (2010):

As bibliotecas universitárias são organizações complexas, com múltiplas funções e uma série de procedimentos, produtos e serviços (...), o seu propósito fundamental (...) é: proporcionar acesso ao conhecimento.

 Neste contexto podemos dizer que na Universidade Estadual de Londrina (UEL) a Biblioteca Central (BC), (com 42 anos de existência) têm cumprindo sua missão de “promover o acesso, a recuperação e a transferência da informação para toda a comunidade universitária, de forma atualizada, ágil e qualificada, visando contribuir para a formação profissional do cidadão, colaborando, dessa forma, no desenvolvimento científico, tecnológico e cultural da sociedade como um todo". (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA. UEL, 2014a).

  A Biblioteca Central da Universidade Estadual de Londrina (BC/UEL) foi criada em 18 de outubro de 1972, como Órgão Suplementar da Universidade Estadual de Londrina, por meio da Resolução 123/72. Fazem parte do Sistema de Bibliotecas da UEL: a BC e as Bibliotecas Setoriais: Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde (BS/CCS), Biblioteca Setorial da Clínica Odontológica Universitária (BS/COU), Biblioteca Setorial do Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos (BS/EAAJ) e Biblioteca Setorial de Ciências Humanas (BS/CH). (UEL, 2014b.)

                             O acervo de livros e periódicos nestes anos todos tem crescido e acompanhado as demandas informacionais. Em janeiro/2014 o SB/UEL registrou em seu acervo os seguintes números: Coleção geral (entre livros, teses e folhetos) 155.663 títulos e 259.815 exemplares; coleção especial (Braille, CD-Rom, diapositivos, discos, disquetes, DVD, filme, fitas cassetes, fotografias, mapas, normas técnicas, vídeo cassete) 3.763 títulos e 5.226 unidades; coleção de periódicos 6.464 títulos e 378.376 fascículos e coleção especial (Braille, CD-Rom, disquete, DVDs) 18 títulos e 398 unidades.

  O SB/UEL possui espaços destinados para depósito e de acordo com sua Política de Desenvolvimento de Coleções (1999):

Desbaste é o processo pelo qual se retira do acervo ativo, exemplares e parte de coleções, quer para remanejamento ou para descarte. Remanejamento é a armazenagem em depósito da BC (e das Bibliotecas Setorias) do material de informação retirado do acervo ativo, com o objetivo de abrir espaços para materiais novos. Esse material ficará organizado e à disposição da comunidade, quando consultado.

 Com a evolução numérica do acervo, os depósitos ficaram com seus espaços insuficientes. Um projeto de organização do depósito (2012) foi elaborado com a finalidade de transferir parte do seu acervo para o Centro de Eventos Reynaldo Ramon, (localizado na Rodovia Celso Garcia Cid, Km 378 próximo a UEL) em 172,13 m². (UEL, 2014c.)

                             Para o deslocamento de parte dos depósitos para o novo espaço foram necessários investimentos para reforma e compra das estantes.

                   No período de 06 a 25/08/2012 iniciou-se a organização do depósito na BC, que obedeceu as seguintes etapas:

                   Parte 1 – A organização dos diários

A) Retirada dos diários oficiais do depósito, alocando-os na Sala de Aula agrupados por títulos/seção sobre os pallets de madeira forrados com papelão.         
B)  Inventário dos fascículos pelo kardex,
C)  Organização em ordem cronológica e transferência definitiva para o Depósito Reynaldo Ramon. (exceto os jornais: Estado de São Paulo, Folha de São Paulo, Gazeta do Povo, Jornal de Londrina e Folha de Londrina e respectivos suplementos, dos quais deverão ser mantidos os últimos 5 anos no Depósito da  BC até a liberação para o processo de descarte).

                            Parte 2 – A organização dos livros

                            A) Empacotamento dos livros, agrupados aproximadamente em 5 a 10 volumes (dependendo da espessura), embrulhados com fitilho de Kraft em pacotes e amarrados com barbante.  

                              B) Enumeração seqüencial dos pacotes, (BC 01, BC 02, BC 03, BS/CH 01,...) seguindo a ordem de classificação dos livros.

                              Parte 3 – A organização das revistas

A)Empacotamento das revistas, agrupadas aproximadamente em 15 fascículos (dependendo da espessura), seguindo o mesmo procedimento dos livros.
B) Conferência dos títulos dos periódicos disponíveis em Bases de Dados Online (Portal da Capes, BIREME, Scielo, Google Acadêmico ou na Web) com a finalidade de levantar dados para auxiliar na tomada de decisão, identificando os periódicos disponíveis eletronicamente e que futuramente poderão ser transferidos para novo depósito.
C) Atualização no Sistema Virtua quanto ao status de depósitos , alterando Em depósito (Depósito BC) localização BC-Coleção de Periódicos e/ou Periódicos - Reynaldo Ramon localização BC-Coleção de Periódicos.

                            No depósito da BC está faltando concluir a ordenação dos periódicos nas estantes em ordem de volume, número e ano. Entretanto, é possível sim, localizar e recuperar facilmente os materiais bibliográficos quando solicitados, como está hoje, somente pela ordem de título do periódico e os livros pela sua classificação nas estantes.

                            A organização do Depósito da BC e do Depósito Reynaldo Ramon foi um trabalho de equipe, de esforço, dedicação, participação e colaboração de todos os envolvidos. Resultou no desafio de fazer o melhor, para que na biblioteca a informação que seus usuários procuram, quer esteja nos livros ou nos periódicos, seja facilmente localizada nos acervos ou nos depósitos, e assim possam realizar suas pesquisas.



Referências:

CUNHA, Murilo Bastos da . A Biblioteca. Universitária na encruzilhada. DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação. v.11,  n.6, dez. 2010.  Disponível em:

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA. Biblioteca Central. Disponível em: <http://www.uel.br/proplan/orgaos/orgaosrel2011/ap/Bibliotecas_atualizacao_2011.pdf>. Acesso em: 27 fev. 2014.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA. Biblioteca Central. Histórico e missão. Disponível em: <http://www.uel.br/bc/portal/#>. Acesso em 27 fev. 2014.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA. Centro de Eventos Reynaldo Ramon foi entregue.  Disponível em: <http://www.uel.br/com/agenciaueldenoticias/index.php?arq=ARQ_not&FWS_Ano_Edicao=1&FWS_N_Edicao=1&FWS_Cod_Categoria=2&FWS_N_Texto=9635 > Acesso em: 10 mar. 2014.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA. Biblioteca Central. Divisão de Aquisição. Política de desenvolvimento de coleções do Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual de Londrina.. Londrina: Gráfica da UEL, 2000 23p.


UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA. Biblioteca Central. Projeto de Organização do depósito do Sistema de Bibliotecas. II etapa. Londrina. 2012