Páginas

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

SNBU – O EVENTO QUE CHEGOU À “MAIORIDADE”

Izabel Maria de Aguiar
Maria Aparecida dos Santos Letrari

Bibliotecárias do Sistema de Bibliotecas da UEL

O Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU), em sua 18ª edição, foi promovido pelo Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Minas Gerais (SB/UFMG). O evento aconteceu de 16 a 21 de novembro, no Minascentro, o mais tradicional endereço de eventos de Belo Horizonte.  Sediado em uma bela e imponente edificação em estilo neoclássico (1926), na região central de Belo Horizonte, o evento reuniu renomados conferencistas como Peter Burke, da Universidade de Cambridge, Juan Carlos Molina, da Universidade de Granada, Waldomiro de Castro Santos Vergueiro da Universidade de São Paulo (USP) entre outros destaques nacionais e internacionais.
Wellington Marçal de Carvalho, presidente do SNBU 2014 e diretor do Sistema de Bibliotecas (SB/UFMG) destacou que, este ano, o evento chegou à “maioridade”, na décima oitava edição e, por isso, possui um desafio ainda maior. “O SNBU relembra o papel de cada um de nós, a partir do nosso campo de atuação em bibliotecas e áreas afins, no sentido de deslocar a realidade do nosso país em direção à prevalência de uma urdidura social mais justa e igualitária”, afirmou Wellington.
Com o tema “Bibliotecas Universitárias e o Acesso Público à Informação: articulando leis, tecnologias, práticas e gestão”, o Seminário, que teve a participação de 1.700 pessoas do país e exterior, trouxe reflexões sobre o novo papel das bibliotecas e dos profissionais da informação diante da produção contemporânea do conhecimento e do olhar da sociedade civil. Destacou a importância da informação no contexto social em função da edição de vários dispositivos legais, dentre os quais a Lei de Acesso a Informação.
Podemos dizer aos profissionais que participar de eventos não é um bom negócio, é um super negócio! Parece até bobagem investir tempo e dinheiro para participar de um evento cujo tema você já está cansado de ouvir, mas é aí que você descobre que ainda não sabe tudo. A experiência de trocar informações com outras pessoas pode ser muito mais rica e o evento torna-se espaço de reflexão e debate, seja ele em qualquer área do conhecimento.
Além disso, por meio de vários stands, o profissional que pensa no futuro e quer fazer a diferença sempre fica sabendo de algo que será lançado, ou mesmo pode fazer parte de testes das novas tecnologias e tendências do mercado.
Tudo está cada vez mais moderno, alguns hoje só trocam informações nas redes sociais, twitter ou mesmo dizem “me localiza no Facebook”, mas não importa a forma, o principal fator é o ponto de contato que foi estabelecido. 
Participar de conferências, seminários, palestras, workshops alarga a visão, agrega conhecimento e amplia a sua rede de contatos. Eventos são ótimos locais para se fazer contatos, conhecer pessoas, trocar informações, que até hoje são muito importantes como “cartões de visita”. Aproveitem!


















Nenhum comentário:

Postar um comentário