6 de ago. de 2014

Processo de Doação de Material de Informação para o Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual de Londrina

Postado por
Rinaldo de Barros Rodrigues
Bibliotecária da Divisão de Formação e
Desenvolvimento da Coleção do Sistema de Bibliotecas da UEL
Claudia Tiêco T. Marques
Técnica de Biblioteca na Divisão de Formação e
Desenvolvimento da Coleção do Sistema de Bibliotecas da UEL

           A Divisão de Formação e Desenvolvimento da Coleção (DFDC) é responsável pela aquisição de todo material de informação que compõe o acervo do Sistema de Bibliotecas da UEL (SB/UEL). A aquisição desse material pode ser feita pelos processos de Compra, Doação e Permuta. Todo o processo de aquisição segue critérios pré-estabelecidos na Política de Desenvolvimento de Coleções (PDC) do SB/UEL, de forma que atendam aos interesses e necessidades da comunidade universitária.
            O recebimento de material de informação, por doação é a forma mais usual adotada pelas Bibliotecas para formação de seus acervos, devendo sempre respeitar a PDC do SB/UEL. Podem ser doados materiais de informação em geral, mas recebemos principalmente livros e periódicos, os quais em ambos os casos, devem atender às necessidades informacionais dos cursos oferecidos pela UEL. Os materiais doados podem ser aqueles indicados nas ementas das disciplinas como bibliografia básica e/ou complementar, em quantidades de acordo com os instrumentos de avaliação do MEC/INEP, bem como, outros títulos para uso em laboratórios, pesquisa e extensão.
            As doações recebidas pelo SB/UEL podem acontecer de duas formas, as espontâneas e as solicitadas. As doações espontâneas acontecem sem que a seção se manifeste. São recebidas de particulares, instituições governamentais e editoras comerciais. Com o objetivo de realizar uma seleção prévia do material oferecido, realizamos uma entrevista com o doador e solicitamos uma lista dos títulos contendo as seguintes informações: autor, título, editora e ano de publicação, facilitando assim, o processo de seleção do material.
            Após esse procedimento, o doador poderá se dirigir à Biblioteca Central (BC/UEL) ou em uma das Bibliotecas Setoriais (BS/CH; BS/COU; BS/EAAJ; BS/CCS) com os volumes selecionados e assim efetivar a doação. No ato do recebimento é preenchido o Termo de Doação, que é o documento que formaliza a doação, e deixa o doador ciente que a Biblioteca Central, após análise, poderá tratar o material da seguinte maneira: incorporá-lo ao acervo; doá-lo e/ou permutá-lo com outras instituições; descartá-lo; devolvê-lo ao doador (na entrevista já é verificado o interesse do doador em receber o material que não irá compor acervo).
            A Seleção dos materiais é realizada pelos bibliotecários, que verificam quais títulos serão incluídos no acervo (seleção qualitativa), em caso de dúvida, eles poderão também pedir informações aos especialistas de cada área. Todos os materiais recebidos por doação são selecionados, e os itens existentes em número suficiente não são colocados no acervo da biblioteca. Os materiais não aceitos para a incorporação no acervo referem-se aos casos: obras não referentes ao ensino superior; obras danificadas ou em mau estado de conservação; cópias reprográficas (xerox, em observância à Lei nº 9.610, de 19/02/98, que dispõe sobre o direito autoral); apostilas; materiais desatualizados que possam interferir negativamente no desenvolvimento do conteúdo programático; idioma pouco acessível; materiais cuja doação é acompanhada de algum tipo de exigência, ou seja, de localização especial e/ou de uso restrito.
            As doações solicitadas são pedidos realizados diretamente às instituições governamentais e privadas, entidades científicas e culturais, pessoas físicas, entre outras, que publicam algum material de informação de interesse para os usuários da comunidade universitária. Neste tipo de doação a seleção do material é realizada previamente.
            O contato inicial poderá ser efetuado por telefone (43) 3371-4335 e/ou por e-mail aos cuidados de Claudia (tieco@uel.br) e/ou Rinaldo (rinaldorodrigues@uel.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário