Páginas

segunda-feira, 1 de julho de 2013

BIBLIOTECA CENTRAL: UM ESPAÇO PARA O ESTUDO

Postado por 
Marina Aiko Nagai
Auxiliar Administrativo
 Divisão de Circulação/Setor de Periódicos do SB/UEL

A Biblioteca Central da UEL (BC/UEL) possui vários ambientes de estudos, tanto para estudos em grupo quanto para estudos individuais, onde cada um tem a sua preferência.
Em especial, um grupo de usuários tem chamado a atenção pela sua frequência na BC/UEL, mais especificamente no acervo de periódicos. Trata-se de um seleto grupo de ex-alunos da UEL que, com muita disciplina, não medem esforços para seus objetivos: passar em concursos públicos.
Faça sol ou faça chuva eles enfrentam a maratona de estudos e consideram a BC um local onde conseguem se concentrar, trocar informações com seus pares,  acessar as informações nos suportes bibliográficos e digitais etc. Utilizam os notebooks com o acesso a rede Wi-fi da universidade,  como uma ferramenta a mais para alcançar seus objetivos, como apoio às suas pesquisas e às vídeo aulas online.
Esses usuários alegam que na biblioteca a atenção e o ambiente os ajudam a  se concentrarem nos seus objetivos, ao passo que em outros ambientes inevitavelmente a interferência externa, ou seja, do telefone, da televisão, do vizinho, enfim, os dispersam e desviam de seus verdadeiros focos de estudo.
Alguns deles já não se encontram mais aqui na Biblioteca, nem em Londrina, nem no Estado do Paraná, mas em outros locais desse imenso país que é o nosso Brasil. Estão atuando como profissionais nas esferas federal, estaduais e municipais. Plantaram a boa semente e estão colhendo os frutos, na busca de seus sonhos servindo a nação e cumprindo assim sua missão.. Cada dia procurando melhorar aquilo que sabem, fazendo sempre o melhor de si.
Como um incentivo a mais para passar nos concursos  veja os mantras do concurso público por William Douglas no site http://www.osconcurseirosderondonia.com.br/2012/10/mantras-do-concurso-publico-william.html

1 - "A diferença entre o sonho e a realidade é a quantidade certa de tempo e trabalho" 

2 - "Concurso não se faz para passar, mas até passar." 

3 - "Concurso público: a dor é temporária; o cargo é para sempre." 

4 - "Se você tem um plano, vai acabar executando-o; se você não tem um plano, o executado é você." 

5 - "A vitória se alcança com a conjugação e equilíbrio da mente com o corpo." 

6 - "Não há felicidade delivery, você precisa ir buscá-la dentro de si mesmo e nas escolhas que você faz." 

7 - "Estudar e fazer provas não é um obstáculo; estudar e fazer provas é um caminho." (parafraseando Amyr Klink, que diz que "o mar não é um obstáculo, o mar é um caminho")

8 - “Quem com concurseiros anda, em concursos passa.” 

9- “Hoje é um ótimo dia para se estar vivo!” 

10 - “Não importa quão boa seja sua desculpa, seria muito melhor você não estragar seu sonho por causa dela” (inspirado em citação de Alan Cooper, webdesigner) 

11 - “O futuro é um pouco incerto, mas muito promissor” (frase de autoria de Fontenele) 

12 - "Se você tentar, poderá dar errado; se você não tentar nunca poderá dar certo. Se você tentar e não der certo, se for melhorando um dia dará".

2 comentários:

  1. É, Marina...você tem razão. Para muitas pessoas, a Biblioteca se constitui num lugar de apreensão do conhecimento, principalmente o Acervo de Periódicos, local onde elas encontram tranquilidade para estudar. Lembro-me muito bem de alguns ex-alunos que, todos os dias, se sentavam nos mesmos escaninhos e ficavam ali horas a fio, lendo e escrevendo, só se levantando para tomar água. Nestes intervalos, nos comunicavam seus objetivos e progressos nos estudos e, assim, ficávamos na torcida, esperando que todos passassem nos concursos públicos. Lembra do Luís, que sempre sentava perto das estantes dos periódicos de matemática? E daquele de origem nipônica, que sempre portava um Vade Mecum de direito consigo? Pois é...tantos ex-alunos passaram por ali e deixaram a sua marca em nossas lembranças. Mas o que me traz alegria é o fato de saber que, de uma forma ou de outra, participamos de suas conquistas (fiquei sabendo que um deles está exercendo funções em Brasília) e, mais importante, estabelecemos relações de amizade, as quais nunca serão esquecidas.

    Solange Gara Portello

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela excelente reflexão, Marina. Sou totalmente grato pela recepção de cada funcionário da biblioteca, que sempre me recebem com toda atenção. Graças a essa maravilhosa equipe, a biblioteca central da UEL tem sido para mim, nos últimos dois anos, um espaço privilegiado para pesquisa e reflexão. Não tenho dúvidas de que me lembrarei, no futuro, com muito carinho e saudades dessa época. Muito obrigado!

    ResponderExcluir