4 de jun. de 2013

DOCENTE FRANCESA VISITA O ACERVO DE LITERATURA DE CORDEL DA BIBLIOTECA CENTRAL DA UEL.

Postado por
Izabel Maria de Aguiar
Bibliotecária
Divisão de Circulação do Sistema de Bibliotecas da UEL.
Juliana Amaro Cardoso
Técnica de Biblioteca
 Divisão de Circulação do Sistema de Bibliotecas da UEL.

A professora Anne-Marie Lemos, da Universidade de Poitiers de Letras e  Línguas, na França, visitou a Universidade Estadual de Londrina (UEL) no  dia 09/05/2013. Ela esteve na UEL por intermédio de convênio entre as duas universidades e aproveitou para conhecer o acervo de folhetos de Literatura de Cordel da Biblioteca Central da UEL.
Nascida em Portugal, mas vivendo na França, Anne-Marie é professora de Língua e Cultura Portuguesa e Brasileira em Poitiers. Anne-Marie esteve acompanhada da professora Raimunda de Brito Batista, pesquisadora de Literatura de Cordel, do Departamento de Ciências Sociais (CCH), do professor José Júlio Nunes Ferreira, coordenador do projeto de Literatura de Cordel do Departamento de Ciências Sociais e da bibliotecária Izabel Maria de Aguiar.
Na Biblioteca Central, ela foi recebida pela diretora do Sistema de Bibliotecas, professora Maria Elisabete Catarino, e aproveitou para conhecer o acervo de  aproximadamente sete mil exemplares de Folhetos de Cordel da BC e também  conversar com os estagiários do projeto. Depois da visita à BC, Anne-Marie visitou a Rádio FM/UEL, onde concedeu uma entrevista para a jornalista Patrícia Zanin, que foi veiculada no programa Modos de Vida - Comportamento e Cultura, e pode ser ouvida pelo link: http://www.uel.br/uelfm/arquivo.php?id=10760.
No final da tarde, em visita à reitora Profa. Dra. Nádina Aparecida Moreno, a professora Anne-Marie discutiu a possibilidade de aprofundar ainda mais a relação entre as duas instituições. O assessor de Relações Internacionais da UEL, Manuel Simões, informou que a UEL vem defendendo a destinação de recursos próprios para proporcionar a mobilidade de estudantes da área de Humanas. As solicitações já foram encaminhadas à Fundação Araucária, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e Ministério da Educação.

OBSERVAÇÃO: O acervo de Literatura de Cordel da BC está todo microfilmado, digitalizado e pode ser consultado através do Sistema Gerenciador de Biblioteca Virtua. Para isso, basta acessar o catálogo da Biblioteca no site: http://virtua.uel.br:8000/cgi-bin/gw/chameleon, e fazer a  pesquisa pelo autor, título ou assunto. Em virtude dos direitos autorais, a Biblioteca disponibiliza em seu site apenas as referências dos folhetos e não o folheto na integra, mesmo estando com toda a coleção digitalizada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário