Páginas

segunda-feira, 4 de março de 2013

CATÁLOGO 2.0


Postado por
Ilza Almeida de Andrade
Mestre em Gestão da Informação
Bibliotecária-Chefe da Divisão de Circulação

O Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual de Londrina (SB/UEL) tem realizado ações para se inserir no universo das Bibliotecas 2.0. Dessa forma, encontra-se integrado às redes sociais como o facebook e twitter, bem como disponibiliza conteúdos por meio de ferramentas 2.0 como o blog, o flickr, o youtube e promove atendimento online por meio de chat. Dentro desse contexto, o SB/UEL está preparando para os próximos meses a atualização do catálogo online que estará também integrado às redes sociais.
A principal característica do catálogo 2.0 ou OPAC social é o aproveitamento da inteligência coletiva por meio de três funcionalidades chave: possibilidade de atribuição de etiquetas (tags) que descrevam o conteúdo da obra, adição de comentários e avaliação do documento, que são formas dos usuários contribuírem para enriquecer o catálogo.
O novo catálogo 2.0, o Chamo Social OPAC, é um produto da VTLS e permitirá que os usuários encontrem materiais de informação mais rapidamente, usando métodos de busca conhecidos, como a pesquisa rápida e links dos resultados facetados. Na pesquisa avançada o usuário terá a vantagem de aplicar vários filtros ao mesmo tempo.
O diferencial para o usuário está na interface mais amigável e na personalização das buscas (pesquisa) de acordo com seu perfil de interesse. A tendência atual das interfaces de busca dos catálogos online (OPACs) é reunir em um índice único, todas as informações, metadados, texto completo, arquivos multimídia etc, para facilitar o acesso em um ambiente similar ao dos sites de busca da Web (Web search engines).
A familiaridade com os mecanismos de busca como o Google, por exemplo, e outros serviços da Web que utilizam ferramentas 2.0, como a livraria virtual Amazon, possibilitará que o usuário usufrua de todas as facilidades oferecidas pelo Chamo Social OPAC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário