26 de fev. de 2013

O BOM DESEMPENHO DE UMA BIBLIOTECA



Postado por
Angela Maria Dalla Torre
Bibliotecária da BSEAAJ

O bom desempenho de uma biblioteca depende dos produtos e serviços que ela oferece, de sua capacidade de tornar acessíveis esses produtos aos seus usuários, na quantidade e na qualidade desejadas e na diferença na oferta desses produtos e serviços. O bom atendimento é tudo.
Uma identificação precisa dos usuários reais e potenciais, bem como dos serviços que podem ser utilizados para satisfazê-los e atender as suas necessidades, ajudam o bibliotecário a concentrar seus esforços, suas ações e seus conhecimentos de marketing nos produtos e serviços que lhe garantam maior probabilidade de atender ao usuário e, principalmente, a sua satisfação com os serviços oferecidos. Esta é a principal razão do sucesso de uma biblioteca de qualquer porte: pública, particular, escolar ou universitária.
Conhecendo as necessidades dos usuários, o bibliotecário estará habilitado a aumentar a sua própria capacidade de detecção e análise de novos mercados, novos serviços com maior valor agregado, e conseguirá melhorar, cada vez mais, a qualidade de suas decisões com foco estratégico de médio e longo prazo.
O bibliotecário, tendo o suporte dessas informações, será capaz de formar novos cenários e antecipar tendências que o auxiliarão a definir suas estratégias de atuação. Assim, antes de estabelecer estratégias de marketing na biblioteca, é preciso que o bibliotecário busque acesso a informações confiáveis como aplicação de questionário, caixa de sugestões, etc. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário