22 de out. de 2012

23 Anos... Uma jovem biblioteca jurídica a BSEAAJ


Postado por
Eliane M. S. Jovanovich
Angela Maria Dalla Torre
Bibliotecárias da BSEAAJ

Voltando um pouco no tempo, especificamente no dia 19 de outubro de 1989, “nascia” a  Biblioteca Setorial do Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos (BS/EAAJ) da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Através dos esforços de várias pessoas, dentre elas o Diretor do Escritório naquela gestão, Senhor Diaoli Lopes Busse, e a Diretora da Biblioteca Central, Bibliotecária Aparecida Josefina Panício Caitar,  a BSEAAJ surgiu da incorporação do acervo bibliográfico já existente no EAAJ.
Pequena no seu tamanho, mas com uma grandiosa missão, missão essa que desempenha desde aquela época até os dias de hoje com muita seriedade, qualidade e competência.
Assim como uma criança que vem ao mundo, a BSEAAJ  passou por várias fases e hoje, em 2012, completa 23 anos. Jovem, mas com uma responsabilidade de gente grande nas mãos, o compromisso do trabalho em conjunto, da equipe que forma, ao lado dos professores e funcionários do EAAJ, pois está administrativamente subordinada à Biblioteca Central, mas exerce um papel importante onde está inserida
Durante todos esses anos, a BSEAAJ cresceu ladeada por alunos, professores, funcionários do EAAJ, e com todos os demais funcionários que fazem parte de todo o Sistema de Bibliotecas da UEL.
Várias mudanças aconteceram durante esses 23 anos, e esta Biblioteca Setorial acompanhou de perto esse processo de modernização de equipamentos, materiais bibliográficos, novos serviços, novas formas de prestar os serviços; entre tantas outras, só reforça a importância da sua existência.
Por ser uma biblioteca que trabalha com informações especializadas, atualizadas, pontuais e, principalmente, por atender um público específico, fornecendo subsídio para a pesquisa de seus usuários e satisfazendo suas necessidades informacionais. Amaral e Souza (2008) afirmavam que: “uma biblioteca jurídica caracteriza-se principalmente pela urgência de seus usuários em conseguir a informação adequada na hora certa”, uma afirmação muito feliz que vemos na prática do dia a dia.
Fica aqui a nossa gratidão ao EAAJ, por manter esse espaço primordial para o desenvolvimento acadêmico dos alunos e as nossas congratulações, por mais um ano de atividades. 
Que a BSEAAJ continue sendo importante na vida de cada um que por ela passar, levando e deixando na memória bons momentos vividos.
   Parabéns BSEAAJ pelos seus 23 anos, e que tenha vida eterna!
Biblioteca Setorial do EAAJ
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário