26 de jun. de 2012

Bibliotecárias do Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual de Londrina – SB/UEL participaram em Goiânia do II Seminário Avaliação da Biblioteca Universitária Brasileira

As bibliotecárias Dirce Missae Suzuki, Maria Aparecida dos Santos Letrari e Maria Elisabete Catarino estiveram na Universidade Federal de Goiás, no período de 20 a 22 de junho, participando do II Seminário Avaliação da Biblioteca Universitária Brasileira. O objetivo da participação foi o de contribuir para o desenvolvimento de um instrumento nacional de avaliação das bibliotecas universitárias. Posteriormente pretende-se aplicar o instrumento no SB/UEL visando a melhoria na qualidade dos serviços.
O evento teve sua primeira edição realizada na Universidade Federal da Bahia (UFBA) que deu início a uma proposta de instrumento de avaliação para as bibliotecas universitárias. Dando continuidade aos trabalhos, realizou-se em Goiânia a segunda edição do seminário cujo objetivo foi discutir, aperfeiçoar e validar, em fórum nacional, o modelo de avaliação.
Fez parte da programação do II Seminário:
Conferência de abertura: “Avaliação da biblioteca universitária: conjunturas e diversidades para alcançar a excelência”. Palestrante: Prof. Dr. André Luís Policani Freitas (Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF).
Palestra: "A biblioteca universitária hoje: novos conteúdos, novas ferramentas de acesso e novos indicadores sua avaliação". Palestrante: Profa. Dra. Sueli Mara Soares Pinto Ferreira (Universidade de São Paulo - USP).
Mesa-redonda: “Biblioteca universitária brasileira: instrumento para seu planejamento e gestão, visando a avaliação de seu desempenho”. Palestrantes: Profa. Dra. Nídia Maria Lienert Lubisco e Profa. Me. Lia Terezinha Lana Pimenta de Morais (Universidade Federal da Bahia - UFBA).
Mesa-redonda: “Relato de experiência de aplicação do instrumento de avaliação para bibliotecas universitárias”. Palestrantes: Profa. Dra. Eliany Alvarenga e Prof. Me. Arnaldo Alves Ferreira Júnior (Universidade Federal de Goiás - UFG).
Os trabalhos decorreram em três grupos: GT1 - Contexto acadêmico e serviços ao usuário; GT2 – Administração e GT3 - Formação, processamento técnico e desenvolvimento de coleções.
Os grupos testaram o instrumento e cada uma das áreas de trabalho sugeriu modificações para os critérios e indicadores de avaliação. No SNBU 2012 (Gramado/RS) que será realizado no período de 16 a 21 de setembro, será apresentado um documento oficial que contemplará as sugestões dos grupos de trabalho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário