Páginas

segunda-feira, 26 de março de 2012

Multa? Por que multa?

Postado por
Eliane M. S. Jovanovich
Bibliotecária - BSEAAJ

           É o que nos perguntamos quando deparamos com uma situação onde temos que pagar uma multa.
Temos sempre a impressão que estamos sendo punidos injustamente, ainda mais quando se trata de  pagar uma multa gerada em uma biblioteca.
Biblioteca??? Mas o objetivo não é disseminar a informação, proporcionar a leitura a todos?
É justamente com o foco no coletivo que a multa surge. Afinal as pessoas não gostam de pagar multa, porém no Sistema de Bibliotecas da UEL isso acontece com muita freqüência.
O atraso na devolução dos materiais emprestados está gerando muitas conseqüências, pois além das multas que acabam doendo no bolso, os usuários acabam ficando com pendências que enquanto não se regulariza a situação, ficam impossibilitados de realizar novos empréstimos.
Esse processo causa um prejuízo no desenvolvimento dos estudos e das pesquisas, sem contar a insatisfação gerada.
Isso, sem falar que diversas vezes o material devolvido em atraso está reservado para outra pessoa que com certeza terá prejuízos.
Além do atraso na devolução gerar todos esses transtornos, ainda podemos dizer que um usuário que vem até a biblioteca para estudar não terá acesso ao material, justamente por estar em atraso com outro usuário.
Podemos dizer que isso atrapalha as outras pessoas que poderiam ou gostariam de consultar a obra que está atrasada.
 Pensando em todo esse transtorno gerado, o Sistema de Bibliotecas alerta a  comunidade usuária através de uma Campanha que, a partir de abril  a multa estará sendo cobrada conforme determina o Regulamento de Circulação e Empréstimo, ou seja por dia e  por obra emprestada.
O objetivo do sistema de Bibliotecas não é arrecadar dinheiro, pois a biblioteca empresta livros, gratuitamente.
EVITE MULTA: DEVOLVA OS LIVROS NO PRAZO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário