Páginas

sexta-feira, 9 de março de 2012

12 de Março - Dia do Bibliotecário!


50 Anos de Profissão Regulamentada!

Postado por Eliane M. S. Jovanovich
Bibliotecária  da BSEAAJ

            Em 2012 a Lei nº 4.084/1962, que regulamentou a profissão do bibliotecário, completa 50 anos.
50 anos de batalha;
50 anos de luta;
50 anos buscando o reconhecimento;
50 anos disseminando informações;
50 anos educando;
50 anos tentando acertar mais e errar menos.
           Afinal, considero que ser Bibliotecário é um dom. Num mundo onde a cada segundo surgem novas informações e  novas tecnologias disponíveis,  nós bibliotecários precisamos acompanhar estas novidades a todo custo. Estamos a todo momento num processo de retroalimentação,  aprender, ensinar, reaprender, ensinar
          Eu poderia citar aqui todos os “Amar Bibliotecária (o)”  que estão disponíveis no Youtube, porque certamente é a uma honra para nós, afinal "Amar" não é simples.
          As cinco Leis de Ranganathan que norteiam o fazer bibliotecário e vigoram até os dias atuais.
          Eu poderia listar os principais prêmios envolvendo Bibliotecários, grandes nomes desde o início da Biblioteconomia, no mundo, no Brasil.
          Temos uma Lei importantíssima que regulamenta a nossa profissão, pois somos importantes! Vejam a logomarca criada para lançamento do Selo e Carimbo Comemorativo dos Correios em homenagem aos 50 anos da Lei nº 4.084/1962:  A Lamparina do Saber!
          Somos importantes!  Comemoramos todos os dias a alegria de poder ajudar os que nos procuram, alegria do compartilhamento de informações, saberes e emoções.  Dia 12 de março é o nosso  dia especial, Dia do Bibliotecário!
          E é por tudo isso que nesses 50 anos de reconhecimento quero parabenizar todos os bibliotecários, principalmente os que são meus amigos de convívio, amigos de trabalho, colegas de profissão, professores responsáveis pela minha formação.
         Se preciso for, que continuemos lutando mais 50 anos, mostrando para as pessoas o que é  ser bibliotecário e viver a Biblioteconomia!
         Sou Bibliotecária, sou ser humano, sou Feliz!
         Parabéns a todos os Bibliotecários, em especial aos do Sistema de Bibliotecas da UEL!




Nenhum comentário:

Postar um comentário