9 de nov. de 2011

Acervo de Periódicos da Biblioteca Central da Universidade Estadual de Londrina

Postado por Izabel Maria de Aguiar (Bibliotecária da Divisão de Circulação- BC-UEL)
Marcos Antonio de Morais (Técnico de Biblioteca da Divisão de Circulação - BC-UEL)
Marina Aiko Nagai (Auxiliar Administrativo da Divisão de Circulação- BC-UEL)

 “O estudo exige prática” (textos judaicos)

Periódico é uma publicação, normalmente sobre assuntos específicos, editada com determinada regularidade temporal. Essas publicações podem estar formatadas como jornais, revistas, boletins ou mesmo em meio eletrônico, em CD's ou sítios da internet. Para ser considerada um periódico a publicação deve ser impressa com uma certa periodicidade, daí a sua designação, normalmente sendo semanal, quinzenal, mensal, bimestral, semestral ou anual.  
O acervo de periódicos da Biblioteca Central da UEL, está alocado na Divisão de Circulação, a qual é responsável pela informação disponibilizada em periódicos nacionais e internacionais no formato impresso e em multimídia, com informação geral, técnica, científica e especializada, em publicações correntes e não correntes. O acesso é livre para consultas, estudos e pesquisas para toda comunidade interna (docentes, discentes, técnicos) e também para a comunidade externa. 
O acervo de periódicos é constituído por 6.421 títulos e 374.124 fascículos. Está armazenado por áreas do conhecimento que vão desde Generalidades até História. Dentro de cada assunto, os periódicos estão ordenados em ordem alfabética nas estantes, pelos seus respectivos títulos.  
A partir de setembro de 2011, iniciou-se o empréstimo automatizado pelo Sistema Virtua nos periódicos que já apresentam os códigos de barras, pois o acervo de periódicos ainda se encontra em fase de automação. Portanto, no momento existem duas formas de empréstimo: uma manual e outra por meio do Sistema Virtua.  
No acervo de periódicos está armazenada também a coleção de Obras Raras e Especiais da BC. Além de uma ampla área para estudos, conta também com um espaço para leitura dos principais jornais como: Folha de Londrina, Jornal de Londrina, O Estado de S. Paulo, Folha de São Paulo e Gazeta do Povo. 
A quantidade de empréstimo é de 5 (cinco) fascículos para docentes e 3 (três) para funcionários, alunos de graduação e pós-graduação. Para funcionários e alunos de graduação o prazo de empréstimo é de 7 dias, para alunos de pós-graduação 14 dias e para docentes 21 dias.

8 de nov. de 2011

Educação de Usuários: uma ferramenta que ajuda

Postado por Natali Silvana Zwaretch e Maria Aparecida dos Santos Letrari
Bibliotecárias da Divisão de Referência da BC-UEL.

Buscando otimizar a recuperação dos recursos informacionais e a independência dos usuários na busca da informação, a Divisão de Referência da Biblioteca Central da Universidade Estadual de Londrina faz da educação de usuários uma prática diária. Neste sentido são oferecidos alguns serviços, tais como: treinamentos de calouros, visitas orientadas, treinamento para acesso ao portal de periódicos da CAPES, orientação bibliográfica, normalização de trabalhos acadêmicos, entre outros.
O objetivo principal da Divisão é a orientação e a capacitação dos usuários quanto ao espaço físico e ao uso da biblioteca e serviços oferecidos, para que o usuário usufrua eficientemente dos recursos disponíveis.
Número de usuários treinados durante o ano de 2010:
· MODALIDADE
N. Turmas
N. Alunos
Orientação bibliográfica/normalização
27
626
Treinamento portal da CAPES
63
804
Treinamento de calouros/visitantes
60
790
Orientação individual - catálogo online
-
10.000
TOTAL
150
12.220

   
 Fonte: Relatório de Atividades da Divisão de Referência - 2011.

Dentre os treinamentos destaca-se o treinamento para acesso ao Portal de Periódicos da Capes. O portal é uma ferramenta que permite identificar, nos resultados de pesquisa, os documentos disponíveis, cujos textos possuem o selo CAPES-BR.
O portal de periódicos tem como missão promover o fortalecimento dos programas de pós-graduação no Brasil por meio da democratização do acesso online à informação científica internacional de alto nível.
As ações promovidas pela Capes por meio do portal de periódicos visam atender os seguintes objetivos:

· a promoção do acesso irrestrito do conteúdo do portal de periódicos pelos usuários e o compartilhamento das pesquisas brasileiras em nível internacional;
· a capacitação do público usuário – professores, pesquisadores, alunos e funcionários – na utilização do acervo para suas atividades de ensino, pesquisa e extensão;
· o desenvolvimento e a diversificação do conteúdo do portal pela aquisição de novos títulos, bases de dados e outros tipos de documentos, tendo em vista os interesses da comunidade acadêmica brasileira;
· a ampliação do número de instituições usuárias do portal de periódicos, segundo os critérios de excelência acadêmica e de pesquisa definidos pela Capes e pelo Ministério da Educação.

Treinar os usuários no uso do portal é importante, pois cria novas possibilidades de divulgar, para a comunidade acadêmica da UEL, os recursos para pesquisa disponíveis. O portal conta com um acervo de mais de 29 mil títulos com texto completo, 130 bases referenciais, nove bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias, obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.