31 de ago. de 2011

Biblioteca Setorial de Ciências Humanas - BSCH

Postado por Solange Gara Portello
(Bibliotecária encarregada da BSCH)


A Biblioteca Setorial de Ciências Humanas (BSCH) faz parte do Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual de Londrina e como tal tem a missão de

Promover o acesso, a recuperação e a transferência da informação para toda a comunidade universitária, de forma atualizada, ágil e qualificada, visando contribuir para a formação profissional do cidadão, colaborando, dessa forma, no desenvolvimento científico, tecnológico e cultural da sociedade como um todo.

Está localizada estrategicamente entre os Centros de Estudos das áreas de humanas e sociais aplicadas (CCH, CECA, CESA e CEF) no campus da UEL. Disponibiliza um acervo de aproximadamente 83.000 volumes de livros (além de outros materiais de informação) para a comunidade universitária, com o objetivo de suprir suas necessidades informacionais.

A BSCH, tendo como foco essa missão, se coloca não somente como propagadora da informação impressa e digital, mas também como campo de desenvolvimento de trabalho para diversos cursos da universidade, oferecendo-lhes seu espaço para pesquisas no âmbito das relações humanas, no desenvolvimento de atividades essenciais para a formação do profissional, bem como procura promover atividades culturais e sociais, com o intuito de sociabilizar e ajudar na construção do conhecimento de cada indivíduo.

Esta biblioteca setorial atende de segunda a sexta-feira. das 7h30min às 22h30min e aos sábados das 8h às 17h. Em período de férias e feriados, atende em horário diferenciado.

Contatos:
fones: (43) 3371-4864 - Empréstimo; (43) 3371-4865 e (43) 3371-4866 – Administração.

30 de ago. de 2011

Nova diretoria da CBBU tem como suplente da Região Sul a diretora do Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual de Londrina-UEL



Postado por Maria Aparecida dos Santos Letrari
(bibliotecária da Divisão de Referência)



A Nova Diretoria da Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias - CBBU foi eleita no dia 09 de agosto de 2011, em assembléia realizada na cidade de Maceió, durante XXIV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação - CBBD.
A Diretora do Sistema de Bibliotecas da UEL, Profa. Dra. Maria Elisabete Catarino, representada na assembléia pela bibliotecária Maria Aparecida dos Santos Letrari, foi eleita como suplente da Região Sul I (Santa Catarina e Paraná). 
Composição da nova diretoria:
Presidente: Luiz Atilio Vicentini - UNICAMP
Vice Presidente: Valéria Maria Soledade de Almeida - UFG
Diretora de Finanças: Viviane Carrion Castanho - UFRGS
Diretora de Planejamento e Marketing: Narcisa de Fátima Amboni - UFSC
Secretária: Rosa Maria Vivona Bertolini Oliveira - PUC-Campinas
 Região Sul I  (Santa Catarina e Paraná)
 Titular: Lucia Marengo - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
 Suplente: Maria Elisabete Catarino - Universidade Estadual de Londrina - UEL
             O presidente eleito apresentou os novos integrantes da comissão e declarou que nessa gestão pretende buscar o fortalecimento das bibliotecas universitárias brasileiras, visando maior integração e empreendedorismo.
Para concretizar esse princípio de gestão, foram estabelecidas várias ações, inclusive propostas junto aos órgãos governamentais (estaduais e federais) e associações brasileiras ligadas ao ensino superior, tais como: a) criação de um programa nacional de remodelação e expansão das bibliotecas universitárias; b) formulação ou adequação de políticas públicas em relação às bibliotecas universitárias, visando melhoria constante de produtos e serviços oferecidos às comunidades acadêmicas; c) dar continuidade à publicação da Revista Informação e Universidade, com a adoção de critérios exigidos para a indexação e visibilidade em bases de dados internacionais; d) buscar e disseminar ferramentas inovadoras de gestão para as bibliotecas universitárias.


18 de ago. de 2011

O Sistema de Bibliotecas da UEL e a Inclusão Social

O Sistema de Bibliotecas da UEL, preocupado com a inclusão social,  e visando adequar-se às legislações existentes de acessibilidade, está empenhado em buscar parcerias e meios que propiciem tornar as bibliotecas mais acessíveis para pessoas portadoras de necessidades especiais.
Dia 15/08/11 o Sistema de Bibliotecas recebeu, por meio do Núcleo de  Acessibilidade da UEL, o software Virtual Vision, doado pelo Banco Santander.
Ainda não existe uma demanda formalizada, porém, temos que ser pró-ativos e diante desse cenário cada biblioteca integrante do Sistema terá um computador com o software instalado.
A Biblioteca Central possui em seu acervo  uma coleção especial que conta com 221 títulos em Braille, livros falados e livros para cegos, nas diversas áreas do conhecimento.

15 de ago. de 2011

Bibliotecários do SB/UEL apresentam trabalhos no XXIV CBBD

Durante o  XXIV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação - CBBD que aconteceu em Maceió, vários trabalhos foram apresentados. A Bibliotecária Ilza Almeida de Andrade da BC apresentou o trabalho entitulado "Mapas conceituais: uma ferramenta tecnológica aplicada a organização da informação e do conhecimento. A bibliotecária Eliane M. S. Jovanovich da BSEAAJ apresentou o trabalho entitulado "O Decreto n.5296, de 2 de dezembro de 2004 e a acessibilidade nas bibliotecas universitárias: o caso do Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual de Londrina.

5 de ago. de 2011

XXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO