8 de nov. de 2011

Educação de Usuários: uma ferramenta que ajuda

Postado por Natali Silvana Zwaretch e Maria Aparecida dos Santos Letrari
Bibliotecárias da Divisão de Referência da BC-UEL.

Buscando otimizar a recuperação dos recursos informacionais e a independência dos usuários na busca da informação, a Divisão de Referência da Biblioteca Central da Universidade Estadual de Londrina faz da educação de usuários uma prática diária. Neste sentido são oferecidos alguns serviços, tais como: treinamentos de calouros, visitas orientadas, treinamento para acesso ao portal de periódicos da CAPES, orientação bibliográfica, normalização de trabalhos acadêmicos, entre outros.
O objetivo principal da Divisão é a orientação e a capacitação dos usuários quanto ao espaço físico e ao uso da biblioteca e serviços oferecidos, para que o usuário usufrua eficientemente dos recursos disponíveis.
Número de usuários treinados durante o ano de 2010:
· MODALIDADE
N. Turmas
N. Alunos
Orientação bibliográfica/normalização
27
626
Treinamento portal da CAPES
63
804
Treinamento de calouros/visitantes
60
790
Orientação individual - catálogo online
-
10.000
TOTAL
150
12.220

   
 Fonte: Relatório de Atividades da Divisão de Referência - 2011.

Dentre os treinamentos destaca-se o treinamento para acesso ao Portal de Periódicos da Capes. O portal é uma ferramenta que permite identificar, nos resultados de pesquisa, os documentos disponíveis, cujos textos possuem o selo CAPES-BR.
O portal de periódicos tem como missão promover o fortalecimento dos programas de pós-graduação no Brasil por meio da democratização do acesso online à informação científica internacional de alto nível.
As ações promovidas pela Capes por meio do portal de periódicos visam atender os seguintes objetivos:

· a promoção do acesso irrestrito do conteúdo do portal de periódicos pelos usuários e o compartilhamento das pesquisas brasileiras em nível internacional;
· a capacitação do público usuário – professores, pesquisadores, alunos e funcionários – na utilização do acervo para suas atividades de ensino, pesquisa e extensão;
· o desenvolvimento e a diversificação do conteúdo do portal pela aquisição de novos títulos, bases de dados e outros tipos de documentos, tendo em vista os interesses da comunidade acadêmica brasileira;
· a ampliação do número de instituições usuárias do portal de periódicos, segundo os critérios de excelência acadêmica e de pesquisa definidos pela Capes e pelo Ministério da Educação.

Treinar os usuários no uso do portal é importante, pois cria novas possibilidades de divulgar, para a comunidade acadêmica da UEL, os recursos para pesquisa disponíveis. O portal conta com um acervo de mais de 29 mil títulos com texto completo, 130 bases referenciais, nove bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias, obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.


Nenhum comentário:

Postar um comentário