Páginas

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Acervo de Periódicos da Biblioteca Central da Universidade Estadual de Londrina

Postado por Izabel Maria de Aguiar (Bibliotecária da Divisão de Circulação- BC-UEL)
Marcos Antonio de Morais (Técnico de Biblioteca da Divisão de Circulação - BC-UEL)
Marina Aiko Nagai (Auxiliar Administrativo da Divisão de Circulação- BC-UEL)

 “O estudo exige prática” (textos judaicos)

Periódico é uma publicação, normalmente sobre assuntos específicos, editada com determinada regularidade temporal. Essas publicações podem estar formatadas como jornais, revistas, boletins ou mesmo em meio eletrônico, em CD's ou sítios da internet. Para ser considerada um periódico a publicação deve ser impressa com uma certa periodicidade, daí a sua designação, normalmente sendo semanal, quinzenal, mensal, bimestral, semestral ou anual.  
O acervo de periódicos da Biblioteca Central da UEL, está alocado na Divisão de Circulação, a qual é responsável pela informação disponibilizada em periódicos nacionais e internacionais no formato impresso e em multimídia, com informação geral, técnica, científica e especializada, em publicações correntes e não correntes. O acesso é livre para consultas, estudos e pesquisas para toda comunidade interna (docentes, discentes, técnicos) e também para a comunidade externa. 
O acervo de periódicos é constituído por 6.421 títulos e 374.124 fascículos. Está armazenado por áreas do conhecimento que vão desde Generalidades até História. Dentro de cada assunto, os periódicos estão ordenados em ordem alfabética nas estantes, pelos seus respectivos títulos.  
A partir de setembro de 2011, iniciou-se o empréstimo automatizado pelo Sistema Virtua nos periódicos que já apresentam os códigos de barras, pois o acervo de periódicos ainda se encontra em fase de automação. Portanto, no momento existem duas formas de empréstimo: uma manual e outra por meio do Sistema Virtua.  
No acervo de periódicos está armazenada também a coleção de Obras Raras e Especiais da BC. Além de uma ampla área para estudos, conta também com um espaço para leitura dos principais jornais como: Folha de Londrina, Jornal de Londrina, O Estado de S. Paulo, Folha de São Paulo e Gazeta do Povo. 
A quantidade de empréstimo é de 5 (cinco) fascículos para docentes e 3 (três) para funcionários, alunos de graduação e pós-graduação. Para funcionários e alunos de graduação o prazo de empréstimo é de 7 dias, para alunos de pós-graduação 14 dias e para docentes 21 dias.

Um comentário:

  1. Olá, gostaria de parabenizá-los pela excelente iniciativa.
    Fiquei com algumas dúvidas, vcs poderiam me ajudar?
    - Pessoas sem vínculo com a UEL também podem ter acesso à esse acervo?
    - A partir de que mês/ano vocês possuem exemplares da Folha de Londrina e JL
    - Pode tirar xerox dos exemplares?

    ResponderExcluir