8 de jul. de 2011

Open Access: Esperanças se renovam no Brasil

Estamos postando mais um texto sobre o Acesso Livre. Trata-se de uma mensagem já postada num blog que merece toda a nossa atenção e apoio.
Hélio Kuramoto postou mais uma notícia sobre o movimento Open Access (OA). Nesta oportunidade ele considera que as esperanças para o OA no Brasil estão renovadas, pois o senador Rodrigo Rollemberg apresentou, em 05/07/2011, um novo projeto de mandato aderente à via Verde do OA.

O projeto PLS 387/2011 tem a seguinte ementa: "Obriga as instituições de educação superior de caráter público, bem com as unidades de pesquisa a construir repositórios institucionais de acesso livre, nos quais deverão ser depositados o inteiro teor da produção técnico-científica conclusiva dos estudantes aprovados em cursos de mestrado, doutorado, pós-doutorado ou similar, assim como da produção técnico-científica, resultado de pesquisa científicas realizadas por professores, pesquisadores e colaboradores, apoiados com recursos públicos para acesso livre na rede mundial de computadores; entende-se por produção técnico-científica monografias, teses, dissertações e artigos publicados em revistas, nacionais e internacionais, com revisão por pares".

Esta notícia, além de renovar as esperanças para a Via Verde do OA no Brasil, serve de alerta para todas as universidades, inclusive as bibliotecas universitárias, que têm sido, na maioria dos casos, as gestoras dos Repositórios Institucionais das instituições de ensino superior.

Visitem o blog de Hélio Kuramoto para mais informações a respeito.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo trabalho! visito seu site diariamente... Aproveitando, gostaria de indicar o site www.iAulas.com.br lá você vai encontrar mais de 10 mil apostilas para download gratuito dos mais variados assuntos, inclusive Access... espero ter ajudado...

    ResponderExcluir